sexta-feira, outubro 25, 2013

Sócrates, quo vadis camarada?


Já aqui escrevi, algumas 500 vezes pelo menos, o que acho de José Sócrates.
Resumindo o que seria uma longa prosa, considero-o o melhor PM que Portugal teve em Democracia.
Critiquei algumas das trapalhadas mal explicadas em que se meteu, várias das companhias que retiram seriedade à narrativa (com Armando Vara à cabeca) e muitos dos investimentos públicos feitos, na altura do governo minoritário particularmente.
Mas...nada disso me impede de ver em Sócrates, entretanto filósofo, o melhor político da sua geracão e alguém que sempre me pareceu preparado para enfrentar os tempos que se avizinham.
Sócrates é uma espécie de mistura entre o facilitismo do português comum (vá, traz lá essa vivenda em Castelo Branco que eu assino) e o charme de quem já não cabe nessas fronteiras. Jogging no Kremlin? Priceless.
Mário Soares disse em tempos que nenhum político foi tão atacado em Portugal como Sócrates. Sempre achei que isso dizia muito de nós enquanto povo. Basta lembrar que Isaltino ganha eleicões na cadeia, Valentim Loureiro dá medalhas a Pinto da Costa e Fátima Felgueiras venceu, uma vez mais, depois de fugir para o Brasil. Isto é o que nós somos.
Não vou entrar nas opcões políticas anteriores ao PEC IV. Já todos perceberam, espero eu, que nessa altura o investimento público era a "direccão" apontada por Bruxelas para fugir da crise. O aumento da dívida foi uma opcão europeia. Também não restam grandes dúvidas que o chumbo do PEC IV foi um golpe palaciano. Um clássico assalto ao poder. Continuo a achar que a História não colocará Sócrates no mesmo saco de Barroso, Santana, Passos ou Portas.
Mas voltarei ao tema. Há uma lista interminável do que poderia ser diferente, sem a troika, Passos e Portas. Outro dia que a minha vida não é isto.
A entrevista concedida a Clara Ferreira Alves é uma bonita accão de "Omo, lava mais branco". Depois dos comentários na RTP1 e mais uns toques de alguns comentadores (Daniel Oliveira por exemplo), Sócrates comeca, aos poucos, a regressar. E isto não é uma crítica.
Se ele foi torturado na praca pública, é também lógico que por aí tente limpar a sua imagem. Faz parte do jogo. A grande diferenca, pelo menos para mim, é que eu acredito nas intencões de Sócrates em servir o país. E quanto mais ouco Passos Coelho, mais percebo a asneira em que mergulhámos.
A cosmética ficou completa na apresentacão da sua tese de mestrado. Lula, de voz rouca, bradou aos céus pelo regresso de José. "A esquerda europeia precisa de você! Tem que regressar!".
Ora aí está. O Lula é que a sabe toda.
O que pensará Seguro de tudo isto? Tenho cá um palpite...

2 comentários:

snowgaze disse...

Concordo contigo. E não sei se é por estar longe, mas nunca percebi como podiam atacar tanto Sócrates, acusá-lo mesmo depois de ter sido ilibado em tribunal. Como dizes, se pensarmos no Isaltino e outros, então, a coisa é estapafúrdia. Acho o Sócrates o melhor político português contemporâneo, a grande distância dos outros.E vou-me ficar por aqui, para não te encher a caixa de comentários.

Tiago Franco disse...

Comparar Sócrates com Passos/Portas/Seguro é quase o mesmo que chamar a um Big Mac nouvelle cuisine :)