quarta-feira, junho 19, 2013

Que saudades do Botas...

Calma, calma camaradas. Tanta agitacão e guerra de palavras para quê?
É a greve geral, quem faz e quem não quer. É a Autoeuropa que se junta ao protesto (os tempos estão a mudar). São os professores em tempo de exames.
É o Sousa Tavares a cascar em quem ensina. É o Henrique Raposo a esfolar o Mário Nogueira. É o Nogueira a responder.
Não te ofendas camarada…é óbvio que se há rapaz indicado para defender o interesse dos professores, esse alguém és tu. Da última vez que entraste numa sala de aula ainda lá estava uma ardósia e, só por isso, deves ter o referencial correcto.
É a comissão de avaliacão das PPPs a apontar o dedo ao Sócrates. O classico fumo ninja para cobrir a fuga. É o Portas, rei do hula-hula, a sugerir baixa do IRS nesta legislatura. São as autárquicas que se aproximam e, de repente, nenhum edil tem qualquer ligacão ao PSD ou ao CDS.
O subsídio de férias afinal não é bem assim e o poder de compra olha cá de baixo para os amigos Europeus. É o Cavaco que ”bem vos avisou”. É o desgracado que o mandou trabalhar, julgado e preso num dia. São os amigos do BPN livres para novos vôos.
São as saudades de Salazar. Ahhh o Salazar…isso é que eram tempos. Pobres e analfabetos, mas não havia gamanco! É um país com as cuecas na mão, onde, como se diria na paragem do 36, todos ralham e ninguém tem razão. É um país onde uma fatia considerável de gente comeca a dourar o cenário de uma ditadura. Repito: uma ditadura.
Os brasileiros acordaram. Os turcos também. Estão fartos de corrupcão e de suportar os luxos de quem nasce no sítio certo, na hora marcada.
É o mundo que está a mudar, é o nosso Continente que se está a reorganizar.
E nós? Bom…nós castigaremos o PSD nas urnas, seremos uma vez mais enrolados pela falta de coluna vertebral de Paulo Portas e, com toda a forca de espírito, acreditaremos que Seguro e os boys do PS dos últimos 30 anos poderão ajudar o País neste momento único da nossa História.
Depois, passados os 100 dias de ”boas gracas”, comecaremos o queixume habitual.
Entretanto Seara terá arranjado novo tacho contornando a lei, Menezes idem e Fernando Costa, o Emir das Caldas, será o novo Sultão de Loures.
O importante é que autarcas, sindicalistas e membros do governo sejam sempre os mesmos, décadas a fio, ainda que aqui e ali troquem de pasta. Podem assim perpetuar os arranjos e as redes de interesses que nos trouxeram até aqui. Comecando nas rotundas, passando pelos cargos e terminando nas PPPs. E em accões que não valem nada mas geram 127% de lucro. Uma especialidade muito apreciada em Boliqueime.
Há que mexer muito para tudo ficar na mesma. No essencial é isto.
E por esta altura do campeonato, não me lixem, a culpa já não é deles, é nossa.


2 comentários:

RN disse...

Muito bom texto, Tiago. Muito bom.

Tiago Franco disse...

Obrigado :)