quarta-feira, novembro 28, 2012

Linha de apoio ao cliente, essa falácia...


Não consigo simpatizar com linhas de apoio ao cliente. E porquê? Lá está a temática de Jesus...pergunta, responde e faz a festa toda.
Porque as linhas de apoio não servem para apoiar. Tão simples quanto isso.
Até aos dias de hoje não me lembro de ter ouvido outra coisa de uma linha de apoio que não um "lamento, estamos a fazer o possível".
Excepcão para os bancos, pelo menos deste lado. Até um empréstimo se consegue por telefone.
Ora, como diz um poeta da nossa praca, eu não quero tentavivas, desculpas ou lamentos. Chegam-me solucões porque até ver, para arranjar problemas consigo desenrascar-me sozinho.
Recentemente aluguei um carro que não usei e comprei um bilhete de avião para um país que comecou em guerra. Azares da vida.
Tive portanto que falar com uma empresa de aluguer de carros (Europcar) e uma agencia de viagens (Travelstart).
Comecamos logo mal com a palavra "contacto". Não há. A Europcar não tem um único de contacto, a travelstart tem um que funciona 4 horas por dia.
Ligo para a agência. 3 dias seguidos. Sou sempre o número 46 da lista de espera. Há coincidências....
Quando finalmente consigo que o tempo de espera seja menor do que as 4h de funcionamento, ouco: "lamento, não podemos fazer nada...são politicas da companhia de aviacão". A pergunta é óbvia....porque é que alguém usa mais um elemento na cadeia de compra, se as companhias de aviacão vendem também online (pelo mesmo preco) e na altura de resolver problemas, as agências têm autonomia zero? A resposta é: porque são toscos. Tal como eu fui. Não há nenhuma razao para usar uma agência de viagem nos dias de hoje, nenhuma. Está tudo disponivel online, comprado directamente a quem fornece o servico.
Há uma excepcão...agências de viagens que também têm aviões e vendem os famosos charters do Futre. Fora isso, é apenas adicionar complexidade.
Então e a Europcar? Ainda melhor...só por mail. Escrevo e responde um paquistanes: "obrigado por nos contactar e blá, blá. Com o numero de reserva não chegamos lá. Diga o nome, idade, local e dia". Mando a informacão.
No dia seguinte outro paquistanes: "mande o numero de reserva". Mando o numero de reserva.
Mais um dia e outro gajo: "Ok, ja temos a reserva. Qual é a questão?". Explico pela terceira vez e envio novamente a cópia do cancelamento.
Hoje escreve outro: "Ok, percebemos a questão mas não temos a reserva. Pode mandar os 9 digitos?". Respondo: "Isto é uma piada? Ganhou...pode ficar com os 25 euro."
Portanto jovem, se trabalhas na Abreu ou na Avis, ouve o que te digo e muda-te para a EMEL. O roubo é assumido, logo mais digno, e a linha de atendimento ao cliente tem a mesma eficácia.

1 comentário:

Nuno disse...

Aposto que a Marta da teleseguro respondia-te logo! para além de que é muito mais agradável ouvir a Marta do que um paquistanês