quinta-feira, dezembro 16, 2010

From Langley with love


Poucas coisas me aborrecem tanto como uma primeira página feita com uma não-notícia.
Porquê o encher de chouricos com Sócrates/Amado e os vôos da CIA ? Sócrates disse o que tinha que dizer e fez o que tinha que fazer.
Disse aos americanos que sim e disse ao público que não. Bem-vindos ao mundo diplomático. O que parece raramente é.
O ridículo é o alarido feito à volta do assunto. Alguém pensava que tinha sido de outra forma? O senhor Assange voltou a descobrir a pólvora no Terreiro do Paco? Por favor...
Ou...acham que uma migalha no meio do Atlântico pode opinar? Se a CIA quer parar nas Lajes, na Portela ou ir ao Colombo com membros da Al-Qaeda, o que é que Portugal pode fazer? Nada.
O público pode exigir o que quiser, a realidade das nacões é só uma: manda quem pode, obedece quem sabe.
Muita sorte teve Luis Amado de receber o telegrama a tempo de ir levar o café e a caixa de travesseiros de Belas ao avião.
Se o Obama tiver um súbito desejo de arroz de marisco , o Luis Amado vai apanhar as santolas, faz o refugado, atravessa o Atlântico a nado com a panela na cabeca e está a servi-lo na casa branca antes que da molhanga secar.
Pedir que o nosso governo puxe as calcas para cima num assunto destes é como pedir ao Marquês do Pombal para adivinhar o terramoto de 1755.
Preocupemo-nos com notícias reais. Os BPNs, os BPPs, os BCPs, os carreiristas da política, as parcerias público-privadas, as malas de dinheiro, as caixas de robalos, a % de miudos que chega à universidade, a lentidão da justica.
Temos sarna que chegue para 20 geracões...deixem lá a CIA e brinquedos desses para os meninos mais crescidos.

Sem comentários: