quinta-feira, setembro 09, 2010

TAP


Decididamente não sei porque é que continuo a insistir nesta história de voar com a TAP.
As oficinas são óptimas e a malta que muda os filtros do motor percebe daquilo, mas o resto é uma verdadeira miséria. São de uma incompetência e de uma falta de respeito pelo cliente, como eu nunca vi.
Li algures que o Fernando Pinto espera que a privatizacão seja possível até 2012. Eu espero que seja possível até amanhã! Mas deixem as oficinas fora disso sim?
Descobri hoje (por mero acaso...sim, avisar os clientes é um esforco desumano) que a TAP alterou um vôo onde eu tinha feito uma reserva. Desapareceu e foi substituído por outros dois.
Ou seja, em vez de sair de A para B, tenho que ir encher chouricos a C. Tudo muito bem.
Resolvi contactar a TAP uma vez que a reserva de A para B (sem passagem por C) era mais cara e na altura de comprar o bilhete, optei por pagar o vôo mais caro para evitar a ligacão.
Falar com alguém na TAP é uma verdadeira dor de cabeca e demora no mínimo uma manhã. Comecei pelo sítio óbvio, o "fale connosco", onde são feitas as reclamacões. Daí passaram para as reservas, das reservas para o programa Victoria, para outro sítio qualquer que não me lembro e de volta para o "fale connosco". Aqui, depois de contar a mesma lenga-lenga pela 5a vez a senhora disse: "pois, isso é com as reservas".
Insisti que por lá tinha passado e não estava para andar mais de carrocel. Resolveu então abrir um processo e tratar do caso. No fundo, o assunto é sempre com outro alguém a não ser que uma pessoa diga que já chega de andar às voltas. Fico com a sensacão que há muita gente na Portela que não está ali a fazer nada...mas deve ser só impressão.
Depois, aquela conversa típica do "acabei de vir do almoco e não consigo aceder ao sistema"...e eu do lado de cá a ouvir um tecla a ser pressionada a cada 2 minutos.
Ao fim de 10 minutos deste rengo-rengo lá conseguimos chegar ao ponto em que poderíamos discutir o assunto. A senhora, abrindo o processo para investigacão, comecou a avisar-me "mas olhe que isto não vai ser favorável segundo a lei xpto de 2004 e não sei quê".
Perguntei: "Vou fazer uma reserva no site da TAP. Tenho duas opcões de vôo. Uma mais rápida e mais cara, outra mais lenta e mais barata. Escolho e pago a mais rápida e cara. Depois de receber o dinheiro a TAP cancela esse vôo e coloca-me na opcão mais barata e lenta. E existe uma lei de 2004 que diz que isto é legal?"
Resposta: "Pois, compreendo a sua insatisfacão mas os vôos podem ser alterados dentro de um prazo legal, etc, etc".
Ainda entrei em discussão sobre a alteracão. Que não é só a hora, são as ligacões, o preco, etc. Mas não vale a pena. A TAP nestas coisas tem uma flexibilidade nula e uma falta de respeito pelos clientes inacreditável. Até hoje nunca uma reclamacão feita na SAS, Lufthansa ou KLM ficou sem resposta. Até já chegaram ao cúmulo de aceder a um pedido quando não tinham qualquer obrigacão legal de o fazer. Num esforco para não perder o cliente, imagino. No caso da TAP, que por acaso tem tarifas mais altas que qualquer um dos mencionados, o cliente pouco importa, tenha razão ou não. O que se percebe, já que o cliente ali só atrapalha. O dinheiro entra sempre, estejam os aviões cheios ou vazios.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estas linhas não são um comentário, são um desabafo: mais uma empresa do Estado que dá cerca de 15 milhões de euros de prejuízo anual.