quarta-feira, março 19, 2008

Um pequeno arrepio

Nunca gostei de fado.
Não sei bem porquê...
Nunca esteve presente na minha educacão. Nos sítios por onde fui passando (depois da dezena acho que já se pode dizer assim)nunca a banda sonora incluiu tais sonoridades. Tenho ainda uma particular embirracão pela chamada "cancão nacional". O fado, na minha opinião, revela aqueles tracos de carácter que não promovem o nosso melhor lado.
O que nos sobra em orgulho Luso, falta-nos em alegria, motivacão, confianca e coragem.
Não concordamos mas não lutamos. Dizemos que sim com a cabeca e encolhemos os ombros. Somos tristes. O fado representa para mim essa imagem. Não gosto dela.
Contudo, desde que a Mariza passou a fazer parte do contexto, confesso que passei a olhar para a "cancão nacional" de outra forma. Continuo a identificá-la com a tristeza mas ouco-a. Ouco-a especialmente naqueles dias em que a saudade, o aperto ou o que lhe quiserem chamar, aparece e se entranha com o frio.
Não fico mais feliz, mas sinto-me mais próximo.

5 comentários:

Rosa disse...

Eu, pelo contrário, sempre gostei muito de fado. E também gosto de ouvir a Mariza, embora preferisse que gritasse menos :)

Inês disse...

Nunca pus um CD de fado a tocar. Dificilmente vou pôr.
Mas gosto de ouvir em situações como estas, em que simplesmente calha...
Gosto do fado porque tem a capacidade de me arrepiar. Gosto. Gosto de ver ao vivo.
Também não gosto desta tristeza que lhe está associada mas gosto que seja algo que nos represente e a mais ninguém.
E também gosto da Mariza :)

Margarida disse...

Eu sempre que fazia estadias prolongadas foar ade Portugal gostava de ouvir alguns fados nalgumas ocasiões! Talvez a distância e a saudade nos faça identificar mais com o género...

Dana Rodriguez disse...

ola :)
desculpa invadir o teu espaço mas achei mt curioso o facto de o fado fazer tb parte de ti ao estares longe. já estou fora de POrtugal a 8 meses (e apesar de já ouvir fado antes) é uma das unicas coisas que realmente me trás um pouco da terra que o mar abraça :)

um beijo!

Anónimo disse...

Olá,

Mas há fado e fado!!!
"Ana Moura" devias ouvir, e não é assim tão triste.(Os Búzios é linda!!)

Sandra Dias