Tenho seguido com algum interesse a guerilha instalada entre os professores e a ministra.
Confesso alguma dificuldade em entender o desagrado de quem ensina. Ser avaliado é a coisa mais normal do mundo em qualquer profissão (pelo menos no sector privado).
Sim as avaliacões são subjectivas e claro que há a possibilidade de se cometerem injusticas. Tal como no resto do mundo...
De uma forma geral, as avaliacões protegem os mais competentes e/ou esforcados e reduzem um pouco o campo de accão dos tradicionais pára-quedistas. Claro que todos sabemos do caso A, B ou C em que isto não funcionou. Não é um sistema perfeito, mas é melhor do que não ter nenhum.
Um professor meu costumava dizer, em resposta a quem se queixava de que sabia tudo durante as aulas mas nos testes bloqueava (a famosa "branca"), que não conhecia outra forma de avaliar alguém sem ser com um teste.
Isso é exactamente o que acontece no nosso dia-a-dia, só que os testes são constantes e não têm data marcada. Algures no tempo (1 ou 2 vezes por ano) os resultados desses testes são discutidos e a avaliacão significa dinheiro. Senso comum na lógica de productividade.
Porque querem os professores ficar de fora de uma práctica comum no mundo profissional? Tenho dificuldades em perceber.
Passo para as justificacões dos mesmos.
Não querem ser avaliados por outros professores? Terão alguma vantagem numa avaliacão externa feita por pessoas que nunca acompanharem o seu trabalho? Não creio.
Não querem avaliacão só porque isso representa uma mudanca? Porque têm que entrar na corrida como os demais mortais? Qual é afinal o problema?
Ouco um professor da sempre gloriosa Emídio Navarro (Almada) dizer que: "Ninguém nos deu formacão para avaliar outros professores!"
Formacão?
Sobre como avaliar?
A um professor?
Algo não bate certo. E desculpem lá...desta vez não é a ministra.
Continuo a achar que a profissão de professor é a mais importante de todas porque, em teoria, educa as demais, mas a defesa da classe já está a raspar na lama.
Ps - A propósito, há alguma possibilidade de se introduzir no código penal 3 dias de trabalho comunitário a limpar calcada portuguesa, para cada pessoa que comecar uma frase com "É assim:" ?
8 comentários:
se prestares um pouco de atenção vais ver que os professores ñ estão contra a avaliação, mas sim contra a forma de avaliação! O que é diferente.
achas justo um professor ser avaliado pelas notas que dá aos alunos? então todos os professores vão dar boas notas para serem bem avaliados e progredirem na carreira!
Anónimo,
o desempenho de um professor tem que ser medido pelo sucesso dos alunos. Não há outra forma.
Em teoria, um professor competente "passa a mensagem", os alunos aprendem, passam nos testes e a avaliacão do professor é boa. A ideia é que o professor se esforce por ensinar o melhor que consegue (e não vejo outra forma de medir isso que não seja nos testes dos seus alunos).
Claro que se um professor "oferecer" notas para receber uma boa avaliacão, engasga todo o processo, mas há formas de contornar isso.
Basta que no ano seguinte os mesmos alunos apanhem um professor que não "oferece" notas (ou por exemplo que facam exames nacionais), para que esse professor seja apanhado.
De uma forma ou de outra, os melhores professores (os que ensinam melhor) são sempre beneficiados, o que me parece justo.
Tiago F
De facto a luta é mais pela forma como está a ser implementado do que o conceito em si. (que não conheço ninguem que esteja contra) No inicio do ano lectivo, a escola da minha mae informou os alunos e os encarregados de educação sobre os novos estatutos e avaliações de professores. Neste momento já não se sabe qual é o decreto de lei que está em vigor e parece que está tudo a brincar.
Quanto a avaliação usando as notas dos alunos não é um bom indicador devido à diversidade de alunos existentes. Seria bem mais interessante e um método que analise a evolução dos alunos ao longo do ano lectivo..
Nada mais justo, se vivemos todos na mesma sociedade, devemos ter os mesmos direitos e já agora os mesmos deveres, parece-me que fica bem assim.Talvez seja uma forma dar lugar aqueles que se formaram para ser de facto professores!!
Advogo a mudança no sector educativo. Tenho dúvidas de que a avaliação dos professores seja o primeiro passo a dar nessa mudança. Esta avaliação assemelha-se ao acto de submeter uma turma a um teste sem antes se ter esclarecido, de forma transparente e concreta, aquilo que se pretende que ela saiba. A avaliação deverá contribuir, antes de mais, para diagnosticar falhas que, posteriormente, irão ser trabalhadas, tendo em vista um novo momento de avaliação. Assim servir-se-á uma optimização das práticas, docentes e discentes. O modelo de avaliação implementado servirá este propósito? Receio que a resposta seja negativa. No entanto,estamos (espero eu) perante um princípio de um projecto, que, como tal, terá de recuar e de avançar até descobrir o seu verdadeiro caminho. O que é preciso é fazermo-nos à estrada!
Os senhores professores nem críticas aceitam, quanto mais uma avaliação.
Fazes um post destes e vêm para cá de autocarro, quase apedrejar o blogger!
;o)
PS- Apoio a tese do teu post. Très bien!
Finalmente alguém que pensa como eu em relação a toda esta questão dos professores... Obrigada, já me estava a sentir como se fosse de outro planeta!
É assim,
HAHAHA
Nico Machado
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