quinta-feira, agosto 23, 2007

Viva o Zé !!


O Governo prepara-se para aprovar uma lei que permitirá o financimento de cursos superiores a alunos sem recursos financeiros para tal. Crédito bonificado, ficando o estado como fiador e tendo o aluno que comecar a pagar o empréstimo 1 ano depois de concluído o curso.

As taxas de juros serão inversamente proporcionais às notas (médias de 16 para cima têm a taxa mais baixa).

De qualquer forma, esta é uma clara aproximacão ao sistema escandinavo de ensino e coloca os alunos em pé de igualdade.

Todos podem estudar, tenham ou não o dinheiro dos pais para tal.

Há que ter notas "apenas".

9 comentários:

Sandrinha disse...

Olha vá lá uma boa noticia!

Inês disse...

Também ouvi hoje a notícia na rádio. Mas que tipo de crédito é este? Um crédito bancário? E quais as taxas de juro? A mim parecia-me bem mas com 0% de taxa de juro. Ou irão os bancos ganhar com o sacrifício para estudar que têm de fazer os mais desfavorecidos?

Rosa disse...

Em pé de igualdade não será, mas é um passo no caminho certo. Viva o Zé (que, de vez em quando, tem que acertar alguma)!

Anónimo disse...

Inês: sim, um crédito onde o fiador é o estado. Os juros dependem das notas.

Rosa: Há pelo menos a oportunidade para alunos que até aqui não tinham hipóteses financeiras para tal. Claro que para conseguir um crédito destes com juros razoáveis provavelmente um aluno terá que ter excelentes notas, enquanto outros que não precisem do estado para pagar os estudos poderão fazê-lo com menor esforco (isto para aqueles cursos em que as médias de acesso são baixas). Mas pelo menos, o dinheiro deixará de ser factor.

Margarida disse...

Não estou assim tão optimista como vocês...
O bancos vão emprestar e o estado vai ser fiador daqueles alunos que nao têm quaisquer garantias financeiras para dar???? Daqueles que precisam mesmo porque não têm??
Desculpem o meu negativismo (nem é meu costume) mas não acredito!!!

Inês disse...

Tiago: continuo na mesma. Que tipo de juros seriam? Dependeriam dos bancos e da própria taxa de juro do BCE? E é como um crédito à habitação que ficas o resto da vida a pagar? E quem é que se compromete com um crédito para estudar sem saber se depois do curso arranja emprego?
E o que fazem com as actuais bolsas de estudo? Acabam com elas?
Se me dissessem que depois pagavam com trabalho... Do género, acabavas o curso e ficavas a trabalhar para o estado x tempo... Acho que faria um pouco mais sentido.

Margarida disse...

Está um carinho para ti no meu espaço!

Tiago Franco disse...

Margarida: a ideia é essa, ser fiador para quem n apresenta qq garantia financeira (e imagino q a juros mto baixos)
Inês: Os juros devem ser baixos. Ficar a pagar com trabalho p o estado seria algo impossivel uma vez que a palavra de ordem é reduzir o número de funcionários públicos. Claro que tudo isto falha se o aluno tirar História :) Estou a brincar, mas se o aluno tirar um daqueles cursos que só dão acesso às filas de desemprego, não sei como é feito o pagamento, mas imagino que esse caso esteja previsto.

Margarida disse...

Hoje nas notícias disseram que as taxas de juro para estes créditos aos estudantes serão ndexadas á Euribor... :(
Sinceramente, apesar de por natureza até ser uma rapariga optimista, continuo muito céptica em relação a estes empréstimos!!!