Afinal esta não era uma obra de ficção.
Estamos a ficar um bocadinhos excêntricos demais. Ligeiramente apenas.
E se fosses trabalhar pá?
"Dennis Hope diz ser dono de todo o sistema solar, excepto o Sol e a Terra
Os portugueses já podem adquirir um terreno na Lua, com direito a certificado de propriedade e até um mapa para não se enganarem na cratera. É o que garante o americano Dennis Hope, que esteve ontem em Lisboa na inauguração da primeira embaixada lunar neste país. E o negócio deste californiano, de 59 anos, parece ir de vento em popa. Desde que reivindicou a posse dos corpos celestes do sistema solar (com excepção da Terra e do Sol), há 27 anos, já amealhou nove milhões de dólares.
A ideia de vender pedaços de Lua surgiu após o divórcio. Sem dinheiro, a solução caiu do céu: reivindicar a posse dos planetas e suas luas. Para tal, baseou-se numa lei de 1862, que concede a propriedade de terras devolutas ao primeiro que as reclamar. "Senti-me como os europeus de partida para o Novo Mundo", disse Hope à imprensa no hotel Dom Pedro.
O autodenominado presidente do Governo Galáctico aproveitou uma lacuna no Tratado Espacial (1967), que proíbe os Governos de reclamarem território no espaço, mas é omisso quanto aos indivíduos. Registado como dono do sistema solar, comunicou o facto a Washington, Moscovo e à ONU. Não obtendo resposta, iniciou a venda de terrenos na Lua.
Desde então já vendeu 162 milhões de hectares - 4,5% da superfície da Lua. Um negócio que parece absurdo, mas que convenceu estrelas como Tom Cruise e Nicole Kid-man, bem como os ex-presidentes Jimmy Carter e Ronald Reagan. O próprio George W. Bush já tem um pedaço de Lua, para quando deixar a presidência dos Estados Unidos.
Mas quanto tempo falta para se poder viver na Lua? Hope responde prontamente: dentro de 50 a 75 anos, haverá "uma comunidade permanente". Até lá, o californiano promete andar pelo mundo e dar a conhecer o seu negócio. A procura de terrenos lunares, muito apreciados como presente de casamento, já justificou a abertura de embaixadas em países como Reino Unido e Austrália. E agora Portugal.
Quando lhe perguntam se é um vendedor de sonhos, Hope responde que apenas quer criar "uma sociedade sem os males da Terra". E para os criminosos já tem solução: uma prisão no lado não iluminado da Lua."
in DN
(http://dn.sapo.pt/2007/05/11/internacional/americano_ganha_nove_milhoes_a_vende.html)
sexta-feira, maio 11, 2007
O Master do Universo Quase Todo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Aqui à uns tempos enviei um e-mail a esses senhores, basicamente a chamar-lhes totós por se acharem no direito de reivindicar a posse dos terrenos da lua e planetas. Muito blábláblá, também nunca achei que fossem responder.
Mas, ahá! responderam!
Também muito blábláblá, falou dessa lei, etc.
Mas o curioso mesmo foi o final do e-mail: quem assina é esse tal de Dennis Hope, aka "The Cheese Head". Inacreditável? Mas é verdade, ainda tenho esse e-mail como recordação! :DDD
Epá... Não consegui prestar atenção ao texto depois de reparar que o He-Man tinha o cabelo louro e as sobrancelhas castanhas! Caramba.. Nunca pensei que o He-man fosse louro descolorado...
Caramba Tiago.. Aos poucos vais abalando as minhas memórias infantis!!
O pior é que há quem acredite nestes tipos!
Com essa fizeste-me lembrar outra história, quiçá um pouco mais séria. Se quiseres registar uma patente em qualquer parte do mundo, tens que ir ao país onde queres que a patente seja válida. Por exemplo, se quiseres uma patente válida nos EUA tens que a registar nos EUA, se quiseres uma patente válida em Portugal, é em Portugal que tens que a registar. E agora, a parte interessante, como é que fazes para que uma patente tua seja válida no espaço? No espaço andam os russos, os americanos, e nacionais de outros países, mas o espaço não devia ter "dono", certo? Discussões à parte sobre o que pertence a quem, a verdade é que (tanto quanto eu sei) os americanos (são os únicos que) se arrogam o direito de registar patentes que serão válidas no espaço. E como não há tribunal espacial safam-se. E esta, hein? ;)
Cada louco com as suas manias. Mas haver quem acredite é ainda mais insólito!
Enviar um comentário