Quando em 1916 Einstein disse:
"As interacções entre dois corpos explicam-se pela influência de tais corpos sobre o espaço-tempo" pensou, tal como Cavaco, que dificilmente se enganaria. Mas enganou-se. Tal como Cavaco.
Uns anos mais tarde, um cientista Português no desemprego, na tentativa de justificar a bolsa do estado resolveu estudar a mesmíssima teoria. Rapidamente comprendeu que nunca a iria perceber e atalhou colocando-a em questão. O 24 horas na ausência de uma machadada no 45 da Carris resolveu cobrir a história: "Português coloca Einstein em sentido! ", escreveram.
Os taxistas que nesse dia leram o jornal comentavam: "Samos muita xpértos!!"
O tempo passou e ninguém explicou como é que a teoria tinha sido posta em causa. O 24H vendeu qualquer coisa sem sangue e o cientista foi convidado para o próximo Big Brother. Emprego que era bom não apareceu.
Para evitar banalidades do espaco-tempo, direi algo mais concreto como:
"A minha irmã é a pessoa mais organizada do mundo"
A partir daqui criei um axioma e sei que todos o aceitam. Até porque esta é uma verdade praticamente absoluta. Não é que eu conheca assim tanta gente, mas não devem existir muitos no mundo capaz de organizar por tonalidades de cores e distinguir vermelho de encarnado.
Crescer ao lado de tantos detalhes organizacionais apenas serviu para aumentar a frustracao de quem sempre soube que aquele exemplo nunca poderia ser igualado. Enquanto forcava as portas do meu armário entulhado até ao tecto observava a harmonia, ali mesmo ao lado, no armário dela. As portas abriam-se delicadamente e tudo no seu interior ficava no mesmo sítio, as gavetas deslizavam sem encravar, a roupa estava dobrada e a cada movimento esvoacavam pétalas de rosa, num misto de melodia campestre.
Havia vida para além da bandalhice e estava ali tão perto. Tentei. Mas não consegui.
No rescaldo do fracasso, tal como Newton, optei pela reaccão e dediquei-me ao movimento contrário. Hoje digo com algum orgulho que desarrumo como poucos.
Ainda assim gosto de organizacão. Tento redefini-la a cada dia que passa. (Ficariam orgulhosos se vissem o meu armário hoje em dia!!)
Isto a propósito do meu actual emprego.
Diáriamente "faco código a metro", que para quem "trabalha com computadores" significa escrever software.
Não é mais do que escrever textos como estes do blog mas numa língua diferente.
Há decididamente coisas para que tenho mais jeito, mas a ironia do destino colocou o C++ a pagar-me a renda. A vida dá cá umas voltas....
O que se segue? Olaria ou tapetes de Arraiolos?
Bom, antes que me disperse mais.
O Wally acumula as funcões de super-cheiroso, terra-nas-unhas e sebo-no-cabelo com chefe de projecto.
É por ele que passa o código que escrevo para levar o corte PIDEsco da censura.
Pensava eu que ia corrigir do ponto de vista de algoritmia quando o vejo fazer:
"1,2,3,4 e páá´(chapada no space)"
"1,2,3,4 e páá´(chapada no space)"
"1,2,3,4 e páá´(chapada no space)"
O Wally, pensando de forma estruturada e imaginando que alguém poderia ler este código daqui a uns anos, quer tudo formatado de forma rígida.
Está bem pensado de facto. Eu se chegasse daqui a 2 anos também gostava de ler algo que outro escreveu e ter tudo organizado. Mas quer dizer...correr 6000 linhas de código a formatar cada espaco, virgula, ponto, comentário, chaveta, etc de forma a ficar tudo alinhadinho...É UMA VALENTE ESTUCHAAAA !!!
Mas o gajo faz aquilo de forma tão perfeita que dá vontade de emoldurar cada programa. Nunca vi tamanha organizacão no trabalho. Passo o dia a lembrar-me da minha irmã. Sinto que sem os ensinamentos dela tudo isto poderia ser um choque. Assim custa menos.
Mas não disfarco alguma irritacão. Ligeira. Quem sabe pequena. Mas presente.
A intencão é boa e pensar no futuro é porreiro e tal, mas agora....huuummm...agora é que elas mordem.
E depois, um gajo que não se lava estar preocupado com vírgulas alinhadas e 4 espacos para o If, chamem-me esquisito, mas não me cheira bem.
1 comentário:
Eu tenho um amigo que faz com régua as raízes quadradas (e os tracinhos do nível freático com diminuição proporcional de tamanho)! Tenta bater isto :P
Enviar um comentário