terça-feira, setembro 26, 2006

O sonho dos meus amigos é ter um GTI

Hoje vim de boleia com o meu colega boliviano. É bem disposto, divertido, come 4 Mac Donalds de enfiada e acha que o Roberto Carlos sabe cantar.
Repete vezes sem conta o sonho de ter um daqueles comandos para destrancar o carro. É simples e eu acho-lhe piada.
Goza comigo várias vezes por ter comprado um BMW velho (17 anitos bem formosos). Diz-me que é o carro típico dos iraquianos.
O carro dele, muito mais novo (92!), é japonês, tem tecto de abrir, leitor MP3 (onde esta manhã ouvimos uma banda famosa do Uruguai nos anos 60 - os Beatles lá do sítio) e 140 cavalos, o que para ele é um motivo de orgulho. "It's a GTI man!!!", diz-me várias vezes.
Pouco passavam das 6 da manhã quando ele me apanhou perto de casa. Nem cheguei a entrar no carro e já aquela porcaria não arrancava. Ainda com os olhos fechados, mãos na chapa e toca a fazer força para acordar.
Com o pinguinho a ameaçar o Sanex, aquela lata decidiu pegar e lá entrei. Ainda nem tinha tirado o casaco, quando as luzes do rádio começaram a piscar, o painel de instrumentos a imitar uma árvore de natal e só faltava o "Spock" no banco de trás para aquilo ser a "Enterprise".
No meio daquela confusão e ainda cheio de orgulho ele disse: "it's a GTI man!!!".
A 80Km/h (nem mais, nem menos) percorremos os 80 Km de distância. No rádio, os ditos uruguaios esfolavam gatos. Foi uma cena digna de se ver...sentia-me num filme do Kusturica! Só faltavam as galinhas a voar e os ciganos a saltar.
Com o carro estacionado em frente ao meu departamento, viémos trabalhar desconhecendo se "Sua Alteza GTI" resolveria trabalhar no regresso.
Essa hora aproxima-se e ele já me está a cravar para empurrar. Somos os dois únicos "cabelo escuro" num raio de 1Km, pelo que a cena promete.
Dois latinos no meio de centenas de louros a empurrar um carro a cair de maduro (já disse que é GTI?). Ainda pensam que o estamos a gamar e toca a fugir à frente das hordas Vikings.
Eu já lhe dei o toque para evitarmos cenas terceiro mundistas. Pede ajuda a um dos cavalos para empurrar e ainda sobram 139 para o levar até Gotemburgo.
Afinal, é um GTI.

4 comentários:

Anónimo disse...

Empurrar carros velhos é um cenário que te persegue, e a que já estás habituado. Estou a lembrar-me quando no Pinhal de Frades, ainda com o mini cooper, acabou a gasolina e tu, prontamente ofereceste-te para passar para o volante, enquanto eu e tua mãe empurrávamos o carro até à bomba do restaurante Flor da Mata. Já lá vão mais de duas décadas.
Acho que o teu colega tem razão: empurra um GTI tem um certo estilo, não é para todos, e fazer diariamente uma viagem de 80 km descansadamente, é muito aborrecido.
O Roberto Carlos é um rapaz da minha geração e cujas letras fizeram milagres nos bailaricos da Incrível Almadense e da Academia. Concordo que já está fora de moda, mas continuo a gostar de o ouvir cantar algumas das letras de antigamente, talvez porque inconscientemente, me deixe transportar para os anos 60, quando eu ainda era um jovem inconsciente.

Tiago Franco disse...

Não há a mínima hipótese de comparar um personagem mítico como o James (sempre impecavelmente penteado enquanto bebe o seu Bolinger 52), com um careca com a cabeça em forma de ovo e que usa o pijama como fato de trabalho :)
Eu sabia que aquela lata ia dar barraca...no regresso voltei a empurrar, mas foi mesmo o táxi que nos safou :)

Nuno Sousa disse...

BMW ????

És um capitalista !!!

Bem podias ter um Mercedes 190D com uma manta de renda no banco de trás !
AH !!! E um cruxifixoooo no espelho retrovisor !

P.S. Aqui andavas de comercial... aí és um pato bravo !!! ;-)

Tiago Franco disse...

Camarada Nuno,
comercial, mas novo....aqui é BMW, mas é mais velho do que eu e custou a módica quantia de 300 cts :)
Anda, é um milagre eu sei, mas anda :)
Um dia serei como uns patos bravos de Setubal que conheco que podem andar de Lagunas e coisas do género, malta de outros patamares!!
Pato bravo!!