terça-feira, agosto 25, 2015

Boa sorte, apesar de tudo, é para quem fica...


A imagem não é escolhida ao acaso. Nunca é.
Reflete aquilo que nunca consigo meter na mala em cada regresso e que mais falta me faz. O céu azul e o mar que aconchega a areia com o barulho das ondas. Não vivo propriamente na Suica, convenhamos. Também deste lado há mar a perder de vista. Mas não faz barulho, não tem ondas ou areia macia, daquela que se espalha pelo carro até ao natal seguinte. Adoro.
Sobre o céu azul nem um comentário. A patente foi registada pelo Afonso Henriques.
Tendo em conta os saltos da minha infância, que pelos vistos continuarão até à 3a idade, dificilmente crio raízes onde quer que seja. Não existe o meu bairro, a minha rua, a malta lá da zona. Por outro lado, tenho relativa facilidade de integracão e de travar novos conhecimentos a cada passagem. Um pouco como dizem os russos: "casa é onde pouso a mala". Ao fim de 3 dias e com algumas pecas do IKEA, estou ambientado.
Apesar da minha cidade de referência ser Lisboa, este ano resolvi passar grande parte das férias em Santa Maria (Acores), um dos sítios por onde dividi a minha juventude.
É engracado constatar, ao fim de 30 anos de lá ter passado pela primeira vez e depois de tantas voltas pelo globo, como me senti em casa naqueles 17 km de extensão. As pessoas, as paisagens, o mar quente, os trilhos, as baías. Voltei diferente. As pessoas fazem a diferenca e a natureza também.
Gostei muito.
Mas, ainda assim, não foi dificil voltar para a Suécia. É importante para mim sentir que existe um cantinho no mundo a que posso chamar "porto seguro". Reconheco-o entre Lisboa e Vila do Porto, mas percebo também que isso só fará sentido se continuar deste lado.
Pelo meu filho, por mim e pelo nosso futuro. E percebo a simpatia da "boa sorte" na despedida mas, honestamente e tendo em conta o que vou lendo desde 2008 sobre o nosso país, a sorte desejada é toda para quem fica. Verão após verão vou ouvindo as histórias mais alucinantes sobre falta de emprego, condicões laborais ou exigências patronais que já não entram na minha cabeca. Não consigo perceber esta escravatura dos tempos modernos e muitos menos a miséria a que insistem chamar salário. Não percebo que se trabalhe um mês inteiro para pagar uma creche, um carro e uma casa. Não percebo que se viva no subúrbio porque é mais barato para estar 4h por dia no trânsito. Não percebo como é que se vive com 1 ou 2 semanas de férias. Não percebo porque estudar numa universidade comeca a ser cada vez mais um luxo. Não percebo como é que se pagam 30, 40 ou 45% de impostos para um Estado que nos suga até ao osso para safar banqueiros e distribuir tachos pelos amigos.
Portanto, o meu céu azul está a 4 horas de distância e tudo bem, vivemos bem assim. Eu e ele.
Não nos fartamos um do outro, o que é sempre bom. Dizem as más linguas que sou relativamente chato. Detalhes.
Mesmo sem o sol que me aqueceu em Julho e Agosto, a Escandinávia está há alguns anos com um crescimento económico assinalável. Na minha área continuam a gerar mais empregos do que formandos das universidades. E assim vai continuar durante mais algum tempo.
Para quem me contacta de forma privada e aqui e ali pede dicas sobre vagas, resolvi juntar umas quantas neste post, para não estar a repetir sempre tudo.
Se és de engenharia electrónica, informática, mecânica, telecomunicacões e outras desse género, tens aqui uma lista de pedidos de emprego em várias empresas. É uma amostra muito pequena (o mercado é muito maior) mas usei apenas empresas onde trabalhei ou fiz entrevistas, para poder responder a qualquer pergunta.
Fica a informacão para quem a quiser utilizar e/ou partilhar. E claro....boa sorte.



http://www.semcon.com/sv/Karriar/Lediga-jobb/


http://infotiv.se/karriar


http://www.afconsult.com/sv/Karriar/Lediga-jobb/


http://www.alten.se/jobba-pa-alten/lediga-jobb/


http://www.altran.se/karriaer/lediga-tjaenster/goeteborg/ansvariga-teamcoacher-inom-automotive.html#.VdwzH_ntmko


http://www.mca-sweden.se/careers


http://www.i3tex.com/lediga+tjanster/aktuella+tjanster/8/Page


http://www.hiq.se/#jobb/Lediga-Jobb


http://www.layer10.se/


http://movimentogroup.com/careers/


http://www.bertrandt-karriere.com/en


http://www.qrtech.se/karriar/lediga-tjanster


http://engineeringpartner.se/work-at-ep/index.html


http://www.combitech.se/Om-Combitech/Jobb-och-karriar/Lediga-jobb/


http://www.volvogroup.com/GROUP/SWEDEN/SV-SE/CAREER/LEDIGA%20JOBB/Pages/lediga_tjanster_us.aspx


http://www.volvocars.com/intl/about/our-company/careers/job-portal


http://www.highvision.se/lediga-tjanster/

Sem comentários: