sábado, fevereiro 07, 2015

Dia de derby










Eu sei que não é dia de derby. Mas é como se fosse. Pelo menos para mim que gosto das camisolas vermelhas.
Sempre foi o meu jogo preferido e, presumo, continuará a ser.
O Sporting é um rival que respeito. Em certos momentos até tenho simpatia. Gosto da forma como os dois clubes se degladiam e os excessos que aqui e ali acontecem, pelo menos para mim, fazem parte da paixão pela bola (tirando "very-lights" e coisas dessas que não fazem parte de nada!). Já com o outro rival, mais a norte, não consigo sentir nada que não seja um profundo desprezo. E como não tenho que ser simpático ou politicamente correcto, assumo sem qualquer problema as minhas palavras. Num país menos corrupto, o FCP teria metade dos títulos, jogaria em divisões inferiores, teria N jogadores apanhados nas malhas do doping e jamais poderia forjar a sua data de fundacão, como está provado que fez. É um clube que construiu 3 décadas de glória assente em esquemas com árbitros, violência e corrupcão. Está provado e sentenciado, embora tenham sido outros a pagar.
A rivalidade com o Sporting, acho eu, ainda se fica pelas quatro linhas.
A história dos últimos anos favorece as minhas cores. Diz a estatística que o Sporting precisa de 10 jogos para vencer um. Dizem também os entendidos que isso não interessa para nada antes de novo derby. Pois eu acho que conta...o peso da história sente-se na camisola e dá, ou retira entenda-se também, confianca a quem corre para novo desafio.
O vizinho de Alvalade tem sido nos últimos anos um óptimo adversário. Daqueles que fazem barulho e metem alguma emocão na coisa mas, na altura de jogar, acabam por perder. Ora...isto é tudo o que espero de um rival.
Contudo, amanhã não será assim. Por portas travessas, e entre o rol de asneiras que Bruno de Carvalho fez, um mérito tem que se reconhecer. Soube recuar no despedimento de Marco Silva quando viu que os sócios estavam com o treinador. E isto é uma má noticia para nós, benfiquistas.
Não concordo quando dizem que o Sporting está mais forte do que no ano passado. O 11 é quase o mesmo e não acho que Nani seja um extra-terrestre. É a minha opinião, vale o que vale. A grande mais valia é o treinador que, ao contrário de outros, insistiu com Carillo, o melhor do Sporting há vários anos e sentou Capel, que chegou a ser um ídolo em Alvalade. Não é preciso ser um Einstein mas é preciso ver o óbvio. Marco Silva vê o óbvio e não complica.
A real diferenca está na aproximacão do Benfica ao Sporting no défice de qualidade. O Sporting não subiu mas o Benfica desceu, muito. No ano passado, Sálvio não tinha lugar no 11 do Benfica que atacava as redes de Patricio com Enzo, Matic, Rodrigo, Lima, Cardozo, Markovic e Gaitán. Hoje discute-se se joga Talisca ou Pizzi...com todo o respeito para quem lá está, eu sinto que claramente não percebo nada disto quando Pizzi passa a ser uma opcão elogiada para o 11 do Benfica. Mas enfim...eu já vi Pringle, o sueco carteiro que um dia jogou na Luz.
O campeonato deveria ter ficado fechado em Pacos de Ferreira. Juntamente com a eliminacão da Taca, são os pecados capitais de Jesus este ano. Quanto à Liga dos Campeões, não há nada a dizer. O plantel não tem qualidade para um grupo sem Maribores ou Borisovs. Simples.
Uma vitória do Benfica encerra, a meu ver, o campeonato. Acho contudo que o jogo de amanhã é aquele onde o Sporting tem melhores hipóteses de vencer, dos que me lembro nos últimos anos.
Confesso o meu nervosismo. Mas isso sou eu, um simples adepto.
Agrada-me contudo a forma como o Benfica lidou com a semana de preparacão. Enquanto o Sporting encomendou notícias sobre o Artur, tentando abalar a estrutura por esse lado, o Benfica ficou em silêncio. Como um campeão confiante nas suas qualidades deve fazer. E era tão fácil rebater...bastaria usar aquele video ali de cima, ainda fresquinho, com mais um frango do Patrício.
Aconteca o que acontecer em Alvalade, continuo a achar que este título se discute, uma vez mais, entre Porto e Benfica. Resta-me esperar que comece a rolar a bola e que o campeonato acabe amanhã.
Forca nisso Pizzi!

Sem comentários: