terça-feira, janeiro 08, 2013

"O Messi é um anão fo******!!", ouvi no Estádio da Luz



Bem sei que faz parte do nacional-porreirismo criticar Ronaldo por causa do gel, dos carros, das namoradas e da mana gorda. Pois eu acho que já chega. E depois de o anão ter ganho mais uma bola de ouro ontem, tenho mesmo a certeza que já chega.


Para comecar, que país não gostava de ter Ronaldo a jogar com as suas cores? Nós, 600km plantados à beira-mar temos a sorte do rapaz ter nascido na Madeira antes do Alberto João declarar independência, mas, aqui D’El Rey, que bons eram os tempos de Folha, Nelo e Tavares de quinas ao peito. Tende juízo miudagem!

Excelência é excelência. Seja na bola ou na pesquisa de bosão de Higgs. Se Mourinho e Ronaldo são Portugueses, porra pá, facam como os espanhóis e defendam o que é nosso.

"Ai o Messi, ai o Messi que é tão humilde e nao usa gel"…e então? Estava em causa o prémio Vidal Sasson ou Coracão d’Ouro 2012?

Não. Estava em causa o prémio do melhor jogador do mundo em 2012 e esse foi, Cristiano Ronaldo.

Em 2012 Ronaldo venceu a liga espanhola (contra o Barcelona de Messi) e carregou uma seleccão de coxos até às meias-finais do Euro.

Messi não ganhou nada e marcou 500 golos…tudo bem. Já há um prémio para maior número de golos na Europa e chama-se “Bota de ouro”. Melhor jogador é outro filme.

Ronaldo levou o Real Madrid a quebrar o domínio do Barcelona. Foi ele que arrastou aquele saco de gatos para uma espécie de equipa. Messi nao precisa de nada disso. Joga na melhor e mais irritante equipa de todos os tempos. Uma coisa é formar uma equipa e tentar vencer (Real Madrid), outra é jogar anos e anos com a mesma base (Messi, Xavi, Iniesta, Pique, Puyol, Valdez, Busquets, etc) que por acaso é a melhor do mundo. Hoje em dia é muito mais difícil vencer em Madrid do que em Barcelona e é exactamente esse mérito que um prémio individual deveria reflectir.

Fora do Barcelona, até ver, Messi é um deserto. Antes de Ronaldo levar Portugal às portas da final do Euro, Messi tinha sido eliminado, com a fortíssima Argentina a jogar em casa, nos quartos-de-final da Copa América.

Ronaldo venceu em Espanha e Inglaterra. Já tem finais e meias-finais em campeonatos da Europa e do Mundo. O Messi mal sai da Catalunha nem consegue atar os sapatos.

Reconheco a superioridade dos catalães e por arrasto, da seleccão de Espanha que é o Barcelona + Casillas. Mas quer dizer…ou a Bola de Ouro é entregue ao jogador que mais se destacou (é um prémio individual) ou então, nos próximos 10 anos, mudam-lhe o nome para Gaudi D’Or e gravam lá o nome do Messi enquanto ele jogar à bola.

Se no ano em que Ronaldo e Mourinho vencem este mesmo Barcelona, ainda assim não são considerados os melhores do mundo, se até quando perde em campo, Messi ganha o troféu….que sentido faz a votacão?

Nao discuto as 3 Bolas anteriores. Esta, contudo, tinha que ser do Ronaldo. Foi ele o melhor em 2012.

A vassalagem ao Barcelona já enjoa. Os troféus da Fifa comecam a fazer tanto sentido como os campeonatos do Proenca.

Sem comentários: