sexta-feira, janeiro 18, 2013

Nao há almôndegas grátis

Fiquei a saber, pela boca do meu filho, que o rei e a rainha da Suécia vivem em Estocolmo num castelo muito "graaaaaaande"(acompanhado pelo movimento circular dos bracos).
Acrescentou ainda que o Rei é muito "riiiiiiiiico" (mesmo movimento circular dos bracos).
Depois, para completar a sua versao da wikipedia perguntou-me: "Porque é que o Rei é rico?"
Nao sei se consegui dar a melhor resposta mas nao me lembrei de algo diferente de  "Porque as pessoas lhe dao dinheiro".
Como de costume a minha abordagem nao foi suficiente e um novo "porquê" saltou.
"Também lhe dás dinheiro?", perguntou. "Sim, que remédio...", respondi.
Ora, mesmo correndo o risco de fazer lembrar o saudoso Paulo Portas no tempo da lavoura, lembrei-me deste texto sobre o assalto diário a que estou sujeito.
Entra Portas em cena e diz: "Entao com o dinheiro que se gasta com estes inúteis da casa real e com a empresa que montou aquele sistema super-suga-tudo em 50 portagens, nao se podia fazer a ponte?"
Era mais ou menos isto. Mas sem aquele tom irritante.
O conceito da monarquia já é idiota qb. Um sistema que apenas permite a chegada ao poder por lacos de sangue, sejas ou nao competente e tenhas ou nao vocacao. 99,9% da populacao nao tem direito a opinar. Juntar no mesmo país este regime com outro parlamentar e democrático onde na prática tudo se decide, é elevar a estupidez à 10a potência. É que nem para vender postais e recordacoes servem. Um pouco à imagem das restantes casas reais da Europa. Excepcao para a Isabel de Buckingham que se farta de vender imans para o frigorífico.
Acho da mais elementar justica...ou pago a ponte ou as almôndegas do Carlos Gustavo.
Ide mas é trabalhar camarada.



Sem comentários: