terça-feira, abril 03, 2012

E hoje, chove?



Não ando com vontade de escrever. Há material no ar e temas qb mas, como diria a minha avó, "não ando na vontade".
Constato agora que me estou a desligar da realidade Portuguesa. A corda que me une a Portugal desde 5 de Fevereiro de 2006 (dia em que aterrei nestas paragens) ainda não se partiu mas está mais fina.
O hábito de, diáriamente, ouvir notícias, ler jornais, opinioes, fóruns, blogues, debates e estar em cima do que se vai passando desse lado deu lugar a um enorme desinteresse.
É mais ou menos aquela sensacao de levar dois murros com o bucho cheio de mojitos. Não se sente nada. Há pelo menos 4 ou 5 anos que sofro com o que vou ouvindo e lendo. Já perdi noites de sono, já escrevi quilómetros de texto para libertar a angústia e já perdi a conta ao número de vezes que troquei a revolta por palavras.
Ultimamente, sem que eu perceba bem porquê, afastei-me. Não é que não queira saber, mas perdi a paciência.
O desemprego já vai nos 15%. O despedimento colectivo é o novo iPad. Todos querem um. Há quem morra mais cedo sem medicamentos. Também há quem continue a fazer grandes negociatas. BPN, Lusoponte, EDP.
Bitola europeia? Ahhhh Álvaro...só te faltou perguntar aos espanhóis se eles queriam o comboio. Mas continua que estás em forma.
Deixámos cair o TGV. Se bem percebi o grosso da obra seria financiado pelo último quadro comunitário de apoio. Desta forma, nem dinheiro nem linha. Há a nova "probreza envergonhada" e por isso não podemos construir o TGV. Certo. O problema é que o dinheiro que o Estado colocaria no TGV não vai para prestacões sociais, medicamentos ou assistência social. Vai para o BPN, para o buraco da Madeira ou para o eterno financiamento à banca.
O TGV e a única linha com sentido (Lisboa-Madrid) seriam uma forma de compensar a nossa situacão geográfica (aka "cu da Europa") e uma real alternativa ao avião. Há anos que faco a ligacão Estocolmo - Gotemburgo num comboio rápido (mesma distância de Lisboa - Madrid) e não tenho qualquer dúvida que é melhor opcão do que o avião. Mesmo que o preco seja o mesmo, o comboio liga centro a centro e ao poupar o tempo de aeroporto, não aumenta o tempo total de viagem. Lisboa - Madrid não seria diferente.
A TAP. Vender a TAP à Iberia? A pior companhia que existe no espaco europeu (ok...talvez seja ligeiramente melhor do que a Aeroflot)? Está tudo doido? O que é que acham que vai acontecer à portela? O "hub" passará para Madrid em 2 tempos.
Leio que a TAP não recebe dinheiro do Estado desde 1997. Confesso que não percebo como sobrevive então...já que apresenta prejuízo todos os anos. Mas, "engenharias financeiras" e "hospedeiras que ainda pensam que estão nos anos 60" à parte o que sei é que a TAP está no top 3 das companhias mais seguras do mundo (com a Qantas e Finnair). A manutencão é boa, os pilotos são bons (gananciosos mas bons) e os aviões aterram como esperado. Talvez eu seja um excêntrico mas quando entro num avião é só isso que conta. Aterrar sem partir nada. O café e a simpatia da senhora do check-in, não contam assim tanto. Mariquices.
Agora...vamos destruir tudo vendendo uma das melhores companhias aéreas do mundo à Iberia, esse lixo com asas.
Pedro de Massamá continua a dizer que o esforco vai valer a pena. E tem razão. O Ângelo Correia e mais uns quantos amigos estão a lucrar como gente grande.
Fala-se num segundo pacote de apoio (mais austeridade) e o risco de exclusão do euro continua. Chipre, Portugal e Grécia lideram o clube da bancarrota.
A geracão que nasceu depois de Abril continua a fazer as malas. O meu círculo de amigos em Gotemburgo vai aumentando. Óptimo.
Temos pouquíssimos licenciados (em cursos que interessam - lamento malta da engenharia do papel) e os que investiram na sua formacão já estão fartos de contar trocos e viver na precariedade. "The world is your stage" disse-me uma dia um amigo. É isso rapaziada. Fujam da zona de conforto. Vendo bem as coisas...não é assim tão confortável pois não?
Paulinho das Feiras e Pedro do Monte Abrãao vão batendo todos os portos onde pinga algum. "Então e os Tibetanos?", vá, deixem-se de merdas e passem para cá os yuans. Sim, podem escolher...EDP, o Catroga...o que quiserem!
Olha...não há eleicões desde 1991? Caga nisso Eduardo...compra aqui o BPN por 5 quanzas sff. Espera lá...em Mocambique já se cresce a 7%?? Em forca para Maputo!
Lamento que o meu país esteja destruído e que 40 anos de democracia não tenham sido aproveitados (com dinheiro a jorrar) para melhorar a qualidade de vida dos Portugueses. Um dia seremos uma Finlândia com sol. Claro que sim. O problema é que a esperanca média de vida ainda não chega aos 200 anos.
Serei eu pessimista? Talvez. Mas ainda assim tenho uma vantagem relativamente ao Pedrito do Cacém, sei fazer contas. A crise ainda agora comecou em Portugal. Ser optimista em relacão ao que aí vem e saber a tabuada, faz tanto sentido como achar que "rugby" é um desporto.
Pergunta-me um colega: "O que é que vos aconteceu? Inventaram naus e formas de navegar, descobriram meio-mundo e agora?"
Tenho vergonha. Tenho tanta vergonha.
Sim, não tenho paciência, não quero saber, não quero ouvir.
Voltamos a falar depois da Revolucão.

Sem comentários: