quinta-feira, março 08, 2012

Para o ano há mais...do mesmo

Agora que já passou quase uma semana acho que consigo falar no assunto.
Sim, estamos de volta ao Benfica-Porto...
Comecando por aquilo que não consigo perceber: porque razão deu o Benfica tamanho tiro no pé? 5 pontos de vantagem passaram em 15 dias para um segundo lugar a 4 pontos de distância do primeiro. São 8 pontos perdidos em 9 possíveis. Impossível de perceber numa equipa que já tinha (e com todo o mérito) as faixas encomendadas.
A exibicão miseravel em Guimarães e o Xistra em Coimbra deixaram a equipa com as pernas a tremer para o clássico. Por outro lado, o adversário que já estava de joelhos não desperdicou a benesse.
Eu não discuto a influência da arbitragem nestes 8 pontos. Só faz sentido falar nisso se nós fizermos tudo o que está ao nosso alcance para vencer. Falhámos numa altura decisiva.
Veja-se o exemplo do jogo com o Nacional (em casa). Uma avalanche de futebol interrompida por um penalty inventado que deu ao Nacional a ilusão de que poderia discutir o jogo. O que fez a equipa? Marcou mais dois e despachou o assunto. Ou seja...no campeonato português o Benfica tem que marcar 2 ou 3 golos por jogo para ter a certeza que ganha. São essas as regras.
Se jogarem os 11 como o Maxi Pereira, nem com o Olegário, o Xistra e o Proenca ao mesmo tempo em campo nos roubam títulos.
Não compreendo este "baixar da guarda" na altura decisiva da época. Não percebo esta falta de forca mental nos momentos decisivos. Honra seja feita aos rivais do norte que depois de uma tareia de 6-1 apareceram na Luz como se nada lhes tivesse acontecido. Isso também se constrói e há que reconhecer o mérito.
No ano passado, depois de uma derrota entregámos tudo...a final da taca de Portugal, a final da liga Europa. Este ano...depois de um campeonato perfeito, deitamos tudo a perder em 15 dias. É inconcebível!
Esta é a parte do texto em que falo daquilo que não sei, não percebo e não aceito.
Agora, a parte que sei e que já estou farto de engolir é esta simulacão de competicão.
Os adeptos do Benfica parecem agora mais felizes depois da eliminacão do Zenit. Sinceramente, não lhe dou importância alguma. Ninguém se lembra de quem chegou aos oitavos, quartos ou meias-finais de uma competicão. Conta quem ganha. Contam os títulos. Sabendo que o Benfica não ganhará a LC, a competicão deixa de ter interesse para mim. Imagino que seja importante para a SAD receber mais uns milhões em cada eliminatória...eu, como adepto, quero é ver tacas.
Portanto...nada substitui a amargura de mais este campeonato perdido.
Pensando friamente no fenómeno desportivo, reconheco que ele é apenas o espelho do país. Se em Portugal nada funciona, se a corrupcão é uma forma de vida, porque razão seria o desporto diferente?
Há mais de 20 anos que o Porto alimenta uma rede de aliancas e compadrios (onde até o estúpido do Damásio caiu) que lhe permite viciar resultados. Isto já não sao suposicões ou desconfiancas...são factos.
As escutas estão disponiveis no youtube. O Porto foi julgado e condenado (embora com uma pena ridícula). E para alguém ser condenado em Portugal é mesmo preciso meter a pata até ao joelho...
Há décadas que o clube compra adversários, árbitros, assistentes, observadores e dirigentes. O Porto paga salários aos adversários, paga prémios a quem joga contra o Benfica e aguenta uma lista de 70 jogadores para rodar pelos clubes satélite.
Não terá o Porto mérito nas suas vitórias? Claro que tem. Ninguém duvida disso. O problema é que o sistema instalado lhes permite ganhar, sejam ou não os melhores.
Pinto da Costa não inventou a roda. Esta indústria gera milhões e há quem tente manter-se no topo independentemente dos resultados. Não é só em Portugal que os resultados se decidem em casas de putas. Itália, Turquia e Roménia são exemplos de que agora me lembro. Qual é a diferenca? A justica. Quando descobriram que o domínio da Juventus era comprado, os tribunais não perdoaram e não usaram argumentos do tipo "escutas não são válidas em tribunal". Perderam títulos e foram expulsos para a 2a divisão.
Em Portugal, Pinto da Costa assume que contrata capangas para espancar árbitros, escolhe quem apita os jogos do Porto, recebe um árbitro em sua casa na véspera dele dirigir um jogo do Porto, oferece prémios (e jogadores) aos adversários do Benfica, oferece putas e viagens a árbitros, auxiliares e observadores, paga salários a clubes amigos.
Na prática, o Porto joga há décadas um campeonato quase sem adversários. E a realidade é esta: quando são os melhores em campo, ganham, quando não são, também.
Acreditará o mais cego dos adeptos portistas que é possível um clube dominar 20 anos apenas com mérito? A probabilidade de isso acontecer é como ganhar a lotaria de 6 em 6 meses.
A prova do que digo é a filme desta temporada.
O Porto tem feito uma época miserável. Foi eliminado da liga dos campeões por uma equipa entretanto banalizada pelo Benfica. Saiu da taca com 3 golos em Coimbra. Fez uma primeira volta do campeonato com exibicões mediocres e sem ponta de lanca. No entanto, as vitórias apareceram sempre. Quando Hulk não desenrascou, veio o árbitro, a expulsao, a equipa satélite. Este ano pela primeira vez dei-me ao trabalho de ver maior parte dos jogos do Porto. É incrivel ver a submissão de alguns adversários (quando o Porto nao joga nada) que logo acordam mal pisam o relvado da Luz.
É inacreditavel a facilidade com que um penalty ou uma expulsao aparecem nos momentos chave. Foi engracado ver o Hulk no jogo contra o Manchester City a mergulhar de 5 em 5 minutos, na esperanca de ter um Proenca amigo por perto.
O ano passado dirigentes espanhóis queixaram-se por, alegadamente, directores do Porto terem almocado com o árbitro da meia-final da liga europa.
O Porto, provavelmente o clube que melhor vende na Europa, já nem dinheiro tem para pagar atletas das modalidades amadoras. Dobram salários aos jogadores só para os desviar do Benfica e depois ficam a dever aos clubes vendedores.
Já ameacaram os seus próprios jogadores em alturas em que estes queriam falar. Adriano, onde andas tu rapaz?
Toda esta gente que se queixa tem sempre um nome em comum, o FC Porto. Será coincidência? Estarão todos enganados?
Veja-se os ultimos 3 anos. Em 2009, no jogo em que Porto e Benfica discutiam o primeiro lugar, Pedro Proenca inventou um penalti sobre Lisandro. Estava a 2 metros e de frente para o lance. Yebda nem lhe tocou mas Proenca não tremeu.
No ano passado, à 5 jornada já o Benfica estava fora da luta com arbitragens que nem nos tempos do José Pratas...claro que como o Benfica também deu uns tiros nos pés (Roberto!!), a coisa passou.
Este ano já perdi a conta ao número de jogos em que o Porto venceu com as ajudas milagrosas. Lembro-me da dificuldade que tiveram para ganhar em casa aos ultimos da tabela (nenhum terminou com 11) e depois penso na arbitragem de coimbra e no ás de trunfo (Proenca) na Luz.
Alguém acredita que o Porto perderia aquele jogo de Coimbra? Claro que não. Ao hulk basta cair, ao Aimar nem com uma perna partida.
E depois o clássico...o Maicon joga com a mão dentro da área numa daquelas jogadas que já valeu tantas vitórias ao Porto. Nada...
O Djalma passou o jogo a rachar lenha e nem um cartão levou. O Emerson, leva vermelho por pontapear uma bola. O Witsel é travado em falta (que o Proenca obviamente nao viu) e no contra-ataque o Porto marca.
O terceiro golo? Uma obra prima. Uma bola parada e 2 jogadores 1 metro fora de jogo. O auxiliar a ver tudo e a validar.
De novo o mesmo Proenca e de novo um titulo oferecido ao Porto.
O que aconteceu ao Benfica nas épocas em que apresentou o futebol que o Porto tem apresentado esta ano? Terceiros e quartos lugares a mais de 20 pontos. O que acontece ao Porto quando não joga nada? É campeão.
O Proenca foi visto a sair das Antas uns dias antes do clássico. Coincidência? Claro que sim.
Como adepto custa-me ver o meu clube a perder, mesmo que seja num campeonato viciado. Não aceito esta realidade que permite que o Benfica ganhe um campeonato de 5 em 5 anos quando despacha os adversários aos 4 golos por jogo. Não faz sentido que uma equipa precise de ser muito melhor para ganhar. Bastaria ser melhor. O Benfica foi a melhor equipa deste campeonato. Depois, provavelmente o Braga. O campeão será o Porto. E esta é a realidade. Continuamos a assistir, impávidos e serenos, a títulos oferecidos a troco de malas de dinheiro, putas e promocões.
Como adepto custa-me, como Português, percebo.

1 comentário:

BoyGenius disse...

Eu ainda acredito!