segunda-feira, janeiro 09, 2012

E na tua rua...diziam "pintelho" ou "pentelho"?

No dicionário vem "pentelho".
Não me lixem...ninguém diz "pentelho".
Lá na rua diziam "pintelho". Em todas. Sim, eu cresci em 6 ruas diferentes. Quando tinha 16 anos o meu sonho era ter nascido numa rua e ficar por lá a comer à conta até ter 35 anos. Nunca aconteceu.
Mas voltando ao tema.
Será que em Penafiel dizem "pentelho"? E em Cascais? Nunca ouvi um betinho dizer "pintelho". Não encaixa numa frase com "imenso".
Mas o Catroga disse-o como manda o dicionário. Nunca o vi numa das 6 ruas que frequentei. Mas tive pena.
O Cardozo marcou um golo na passada. Ou seja, estava a correr. Só isto já me dava para encher algumas 10 folhas. Ou páginas. Foi uma tareia das antigas.
Mas não consigo entrar naquela transe da bola. Aparece-me o Catroga como um nos dentes. Cuspo, cuspo e não sai.
Quero escrever. Não, não tenho paciência. Para quê? Para mandar mais frustracão cá para fora?
Tenho amigos no desemprego. Familiares no desemprego. Cursos superiores que representam salários de 3 dígitos. Vidas de precariedade. Ano após ano. A casa dos pais em regime ad eternum. Sonhos adiados, vidas desperdicadas. E porquê? Porque nasceram no sítio errado e na altura errada.
Alguém ainda duvida que desperdicámos uma revolucão? Agora dizem os mais velhos..."se soubesses o que é viver sem liberdade". Pois não sei e ainda bem que não sei. Mas e então? Ficamos por aí? Podemos mandar umas bacoradas no café e já ninguém vai preso. Óptimo. Vamos para a praia.
Sei o que é viver em liberdade, nao esqueco quem o proporcionou, mas também sei o que é adicionar a essa liberdade uma dose de civismo e de honestidade.
3 décadas a votar em gajos que enriquecem do dia para a noite? Que nunca se levantaram às 8 da manhã para trabalhar? Com CVs cheios de ar? Profissionais da gestão do dinheiro público? Trocas de favores? Arranjos? Maconaria e cromos de avental? Privatizam a EDP e mesmo assim despacham para lá os boys da 3a idade? O Catroga saltou de televisão em televisão a espalhar moral na altura das eleicoes, negociou com a troika a privatizacão da EDP e agora vai lá rapar o tacho? A sério...isto dá-me cabo da massa cinzenta. Admitindo que ainda sobra qualquer coisa.
Sim, é altura de fazer cair este governo, correr com o Cavaco e limpar esta escória que engorda há 30 anos. Nós não somos assim tão diferentes daqueles países africanos cuja riqueza é sugada por um punhado de espertos com o apoio do exército. Aqueles que nós de cátedra nos habituámos a criticar. Ahhh...a família do Eduardo dos Santos é dona de Angola. Pois é. E então? Por acaso somos nós, Portugueses anónimos, donos do nosso país?
Nem quem nos rouba é esperto, nem sequer tem o apoio (comprado) do exército. Nós é que somos otários.

2 comentários:

Vasco disse...

Eu digo "pentelho".

Anónimo disse...

Tens algumas hipoteses na edp entao :)

Tf