quarta-feira, dezembro 21, 2011

Já fui ao Brasil, Praia e Bissau, Angola, Mocambique, Goa e Macau



Confesso o meu espanto com o que vou lendo nos jornais.
Um secretario de estado qualquer dizia há umas semanas que os Portugueses tinham que se conformar com a ideia de abandonar a "zona de conforto". O primeiro-ministro, de quem se espera qualquer coisa mais, sugeriu que os professores sem colocacão emigrassem para países lusófonos. Finalmente, nesta corrente de Einsteins surge Paulo Rangel, esse emigrante de luxo, que se lembrou de criar uma agência para a emigracão.
Ora...tudo isto é triste mas nem por isso é fado. É apenas estupidez.
Compreendo a visão dos jotinhas que nunca trabalharam na vida. Se colocarem os desempregados para lá de Badajoz conseguem reduzir os numeros do desemprego e claro, aliviam a bolsa da seguranca social. No curto prazo, o único que conhecem, isto pode aliviar o erário público mas para o futuro de Portugal é uma pequena calamidade.
Pedro Passos Coelho é um rapaz sem CV que foi tirar um curso à Universidade que os fornece ao bloco central. Nunca trabalhou na vida sem ser como gestor nas empresas do padrinho Ângelo Correia. Ser "gestor" nesses casos significa andar de almoco em almoco a angariar clientela e a trocar favores. Pedro Passos Coelho não sabe o que é produzir. Não sabe o que é criar. Não tem a mínima nocão de como funciona o mundo real.
Pedrito de Massamá e demais amigos do governo nunca viram algo nascer do seu trabalho. Nunca operaram um coracão, nunca construiram uma ponte, nunca escreveram uma linha de código, nunca pegaram num ferro de soldar, nunca inventaram uma refeicão, nunca pintaram um quadro, nunca costuraram uma baínha, nunca martelaram um prego. Nunca produziram algo na sua vida de "trabalho" e com esse conhecimento de nada estão a decidir o meu, o vosso e o futuro dos nossos filhos.
Acaba por ser natural esta súbita política de "ponham-se a mexer". Não percebem que os desempregados que abandonam o país são aqueles a quem o Estado pagou cursos superiores. Não percebem que é a massa cinzenta que está a ser escorracada e que sem ela voltamos ao atraso do "orgulhosamente sós".
Pedrito de Massamá não percebe isto porque para ele o conceito de trabalho é "qual a marosca a fazer para papar mais uns fundos públicos?".
Leio também alguns iluminados, defensores de Passos Coelho e quase tão idiotas como ele, dizerem que a emigracão é boa porque trará dinheiro fresco para Portugal. Tal como na década de 60 (com a geracão que fugiu da guerra colonial) os emigrantes colocarão o seu dinheiro em bancos portugueses e farão investimentos (casas, etc) no país. Como? Está tudo doido?
Há algum emigrante a quem tenha escapado a história do BPP? Há algum emigrante que não perceba a bolha imobiliária que existe em Portugal? Já se deram ao trabalho de pensar que a geracão que abandona Portugal neste momento é mais informada, educada e esclarecida que a geracão de 60? Acham mesmo que estas pessoas, que percebem perfeitamente a realidade do país, vão a correr comprar casas que custam 3 vezes mais do que o seu preco real e vão colocar as poupancas em bancos de merda que martelam relatórios??
Há alguém nessa merda desse governo de mentecaptos que perceba alguma coisa do que está a fazer?? Compreendem que estão a hipotecar as próximas décadas??
Os emigrantes vão sair de país, arranjar emprego com o curso que Portugal pagou, comprar uma casa no país de acolhimento e, na melhor das hipóteses, alguns tascos no Algarve vão ver parte desse dinheiro em cada verão. E acabou.
Quanto ao resto...fica o governo a chupar a classe média até ela deixar de exisitir, os boys a procurarem os últimos tachos enquanto o crédito durar, os reformados, a malta que está quase na reforma e o pessoal com menos qualificacões. Uma espécie de Varadero da Europa.
Mas é isso Pedrito, é isso. Toca a correr com quem tem uma especializacão qualquer e vais ver como os números ficam logo melhores para as sondagens. Com os que sobram é investir na formacao hoteleira e na producão de caipirinhas.
Ou então é tirar o pó dos chaimites e vamos a isso.

1 comentário:

RF disse...

Grande texto! 100% de acordo!