segunda-feira, novembro 28, 2011

Just another Monday...

Aqui há uns dias, a propósito do Bósnia - Portugal em futebol, acabei a debater o cerco a Sarajevo com um colega daquelas paragens. Dizia ele que a Europa assistiu de camarote ao massacre sem nada fazer para ajudar aquela gente. Sendo ele um bósnio-muculmano (a fatia da populacão que sozinha aguentou com sérvios e croatas), as recordacões desses tempos e a opinião que tem sobre a chamada "comunidade internacional" não são famosas.


Para quem conhece Sarajevo não é dificil imaginar o cenário de terror. Uma pequena cidade no fundo de um vale. 3 anos de cerco, fome e bombardeamentos. Mais longo do que isso só na II GG. É fácil perceber a revolta.

Respondi-lhe com aquilo em que acredito. O que tinha a Bósnia para oferecer? Pois. Essa é a dura realidade. Bósnios, Sudaneses e Sírios podem morrer que ninguém está interessado nisso. Já Líbios ou habitantes de um pequeno quintal chamado Kuwait...despertam a "solidariedade" da comunidade internacional.

Escrevi na altura a justica da intervencão na Líbia. É um facto que a comunidade internacional (ao fim de 40 anos) ajudou uma populacão que sofria. Fê-lo, contudo, para proteger os seus próprios interesses e dividir entre as grandes potências o acesso ao petróleo.

Há meses que o regime sírio tenta silenciar a revolucão. A policia faz tiro ao pato durante as manifestacões...quem cair, caiu. Matam em plena luz do dia. Os turcos comecaram a ajudar os revoltosos (com armas) e a guerra civil vê os seus primeiros capítulos.

A comunidade assiste, ameaca com sancões e afasta qualquer intervencão militar. E os Sírios continuam a morrer. Tal como os Sudaneses e mais não sei quantos que nada têm para oferecer.

A comunidade internacional (nós) é uma empresa com um braco armado. O lucro decide.

A solidariedade entre povos, com raras excepcões, é uma ilusão.

Sem comentários: