terça-feira, setembro 06, 2011

O BPN do Jardim

Há que tirar o chapéu a Alberto Joao Jardim. A sério, nao estou a ser irónico.
O Guterres pagou a dívida da Madeira há 15 anos (que é uma forma de dizer que a colocou na dívida externa do país) e Alberto prometeu nao voltar a fazer o mesmo.
Agora, assume perante todos que se endividou mais (contrariando o Governo da República) por causa dos cortes dos socialistas. Ou seja...enquanto o resto do país cumpria a lei (ou achará ele que em Lisboa todos saltaram de alegria com mais impostos?), Alberto no principado continuou com o deboche. Diz Alberto, o espertalhao, que assumiu o endividamento na época socialista sabendo que mais tarde negociaria com o PSD...gestores deste mundo, aprendam.
A Madeira é o novo BPN. Ninguém sabe o tamanho do buraco mas estimam um mínimo de 3 vezes o endividamento do resto do país. É obra. Mas tudo bem camarada, agora é só falar com o Passos e alguém pagará. O importante sao as eleicoes de Outubro...vê lá se ganhas isso, ahn??
Gosto particularmente das entrevistas na praia de Porto Santo depois de almoco. Alberto e seus fiéis, barrigas atestadas e toca de disparar asneiras. Maconaria, ataque à Madeira, os socialistas e por aí fora. Uma coisa é certa...a culpa nunca será dele ou do outro gajo que vendia cifoes há 10 anos e que agora gere nao sei quantas empresas com negócios com o governo regional.
Será engracado seguir Passos Coelho neste tema. Aumenta impostos todos os dias para tapar os buracos do BPN e da Madeira, mas, permite o regabofe na regiao a troco de eleicoes.
Onde é que já vi isto?
Entao...e vocês que sao madeirenses? Acham mesmo que os tuneis e as estradas sao grátis? Nao percebem que alguém terá que pagar essa dívida acumulada e que se nao forem vocês, serao os vossos filhos?
E o resto do pessoal...em Lisboa, Porto e Faro...o que pensam disto? Pagam impostos nórdicos para limpar as asneiras cavaquistas do BPN, para aguentar um cacique na Madeira, para aumentar os lucros da banca, para suportar boys em construtoras e institutos que ninguém sabe para que servem. Mas continuam a receber 800 euro, a pagar um seguro de saúde, a pagar 300 euro por uma creche e a deixar os vossos filhos em escolas de terceiro-mundo.
O Big Show Sic foi líder de audiências em Portugal. "É o retrato da populacao" escrevia-se na altura. Parece-me justo. Mas...uma regiao que tem um líder como Alberto Joao Jardim (há mais de 3 décadas!!!) e uma dívida que ninguém consegue contabilizar, também nos ensina qualquer coisa sobre os seus habitantes...ou nao?

Sem comentários: