quarta-feira, julho 06, 2011

As agências de rating, parte LXVIII


Primeiro oucam o camarada Nicolau aqui.
Economia para mim é como futebol sem putas para o Pinto da Costa. Não faz sentido. E por isso vou devagar para tentar perceber.
Portugal, que há umas semanas estava no "lixo", mudou de governo e  assinou um memorando com a troika que promete sangue até 2013. O novo governo resolveu adicionar umas machadadas em nome próprio, como por exemplo este imposto "extraordinário".
Ou seja...comecou o aperto geral.
Não há mais nada que possa ser feito para dar ao exterior (a quem nos empresta e lucra) a confianca de que estamos a criar condicões para pagar. É isso que uma agência de rating faz...classifica a probabilidade que, segundo eles, o endividado tem de pagar a sua dívida.
No actual cenário, baixar o rating da República para sei lá que tipo de lixo é dar razão a quem defende há anos que as agências de rating são o maior roubo organizado do século. Senão pensemos...tudo o que pode ser feito (para lá do que foi assinado) está a ser feito. O FMI, o BCE e a UE apoiam. E nem assim estes badamecos descansam? O que é preciso fazer? Implodir o país?
Ou seja...isto prova o que há muito se sabe. As agências de rating limitam-se a criar dinheiro para os seus patrões que por acaso também são credores. É uma simples operacão de especulacão que afasta investidores, dificulta o acesso ao crédito e coloca o país a pagar juros incomportáveis até à bancarrota. Enquanto dura, os donos da Moody's lucram como gente grande. E tudo sem qualquer controlo.
Esta geracão de políticos europeus (alguns deles com rabo preso nos lucros) ficou refém dos mercados e são estes, com vida própria, que decidem o futuro da europa e que se preparam, em nome da ganância, para acabar com a união económica.
E ninguém faz nada? Os líderes europeus não se juntam para acabar com esta merda?
Temos que ser nós, Portugueses anónimos, a dar um saltinho até à " Calle Principe de Vergara, 131", em Madrid e descer o rating da Moody's ao estalo?
Como Sarkozy e Merkel (o eixo que ainda manda umas postas) não metem esta gente na ordem, o que nos resta? Vamos continuar a ser esmifrados com impostos enquanto a Moody's de olhos vendados inventa mais uns lucros para os donos? E nós? Regressamos calma e pacificamente até 1980??

Sem comentários: