quinta-feira, abril 07, 2011

Vê lá se metes resina nas luvas

Falando em desgracas...
Sócrates abriu a porta ontem à ajuda externa em directo na TVI. Uma calamidade. E porquê? Porque se já andavam todos, em Português técnico, ó-Pai-ó-Pai, agora é que vão ver o que é cortar a direito. Nem os gajos do golfe se safam. E já se sabe...quando a austeridade chega ao golfe, a coisa é mesmo grave.
Contudo, não há aqui nenhuma supresa. Não assumindo uma posicão de forca com os outros entalados (Grécia, Espanha e Irlanda) e rejeitando o PEC IV (as 2 opcões que existiam), dissémos alto e bom som o que já todos sabiam. Somos ingovernáveis. Tipo aldeia do Astérix mas sem pocão mágica ou Falbala. Quem é a Falbala? Mon ami, mon ami...
A Falbala era uma loura e esguia personagem, que, de quando em vez, aparecia na aldeia de Abraracourcix para encantar Obélix. Esse badocha simpático que carregava pedras atrás das costas e que a todos nos fez crer que um javali sabia a frango no espeto.
Com isto perdi-me...ahh...a ajuda externa.
Com ou sem jogada política, a verdade é que foi este o único caminho que nos restou. Portanto...agora é comer e calar. Para quem não queria reformas e emagrecimento da funcão pública (lembram-se? primeira legislatura? ), perda de direitos adquiridos no PREC, 50 exames grátis nas urgências do Santa Maria para curar uma constipacão e coisas que tal (Mário Nogueira, ondes andas camarada?), o capítulo que se segue não será bonito de ver.
São fatias inteiras da populacão, da chamada classe média, que se vão aproximar dos limites da pobreza. Para quem já lá está, nem imagino como poderão suportar as 24h do dia.
Sim...o cenário é dramático. Poderia ter sido evitado? Claro!
Bastaria uma classe política que não fosse corrupta e um povo que percebesse que direitos adquiridos pagos a crédito não são eternos.
Ah...espera...mas isso é na Finlândia.
Agora, importante, mas mesmo importante é isto. O Glorioso em sinal aberto num canal sueco.
A hipótese de ver, pela primeira vez em 5 anos, aquelas papoilas saltitantes numa televisão e não numa janelinha do youtube disponibilzada por um gajo qualquer em Severnaya. Um verdadeiro luxo! Queres ver que até me sento no sofá?
O quê? Também não sabem onde fica Severnaya? Assim já não pode ser.
O que dava jeito era uma goleada. 4 ou 5 nos holandeses. O povo precisa de alienacão.
O Roberto por seu lado só precisa daquele líquido irritante com que eu enchia as mãos sempre que procurava pinhões ao lado da casa da minha avó.
Besunta-se camarada e vamos a eles.

Sem comentários: