sábado, dezembro 18, 2010

Não, acho que era Bonaire!




Olhava pela janela e sonhava com Aruba. Ou seria Curação? Sei que estavam todos de calções a comer marisco.
O sonho é bruscamente interrompido pela voz do meu chefe de projecto. Pede-me para ir ao gabinete do chefe do departamento. Não se alonga em explicações e eu dou corda aos sapatos.
O que será? Um aumento de salário? Não me cheira...isso é lá para Abril. Um reconhecimento das minhas extraordinárias capacidades para confeccionar cerelac como ninguém? Duvido. Queres ver que vou levar nas orelhas por ter ligado para a minha avó com o telefone do trabalho? Pode ser, pode ser. Não, não acredito. Deve ser para me dar uma prenda de Natal.
Tiro um chocolate do cesto de boas-vindas e entro.
A primeira frase do camarada: "Temos uma emergência".
A minha análise foi simples: "A minha avó está safa e eu estou entalado"
Nunca uma frase com a palavra "emergência" trouxe algo de bom. E eu que nunca quis ser médico ou enfermeiro. É muito sangue, osso partido e cheiro a velho.
Estes rapazes começaram a produzir um carro eléctrico, o que só lhes fica bem. Parece no entanto que a produção está parada porque os defeitos eléctricos são mais do que muitos. Defeito eléctrico num carro eléctrico não é boa publicidade. Esta é a emergência.
Com tudo bem engatado, a Volvo resolveu ligar para o meu chefe e pedir uma mãozinha. Já o meu chefe achou razoável que essa mão fosse a minha.
Perguntei se não tínhamos mais ninguém com conhecimento da matéria. Ele disse que não.
Eu disse que treinava outra pessoa. Ele disse que não temos ninguém disponível.
Porque não empregamos mais gente? Porque não conseguimos. A cidade não tem engenheiros suficientes para as vagas. Porque não dizemos que não ao cliente? Porque estamos a concorrer para não sei quantos projectos e convém ficar nas boas graças deles.
O que faço com o meu actual projecto? "Pois..." disse ele. "Pois" significa acumular.
Uma pessoa a ganhar dinheiro por dois lados é o sonho de qualquer relatório de contas.
"Até quando?", perguntei. Ele disse umas semanas, o cliente disse até ao Verão. Eu disse até Fevereiro.
O Natal já começou...
Não haverá um português de boa cepa que me queira ajudar? Alguém que tenha passado por uma curso de engenharia (malta da talocha não serve) e que esteja farto de viver com tanto Sol?

Sem comentários: