segunda-feira, novembro 22, 2010

Ouçam o rapaz




Eu percebo muito pouco de economia. Muito pouco mesmo.
Uma das coisas que não compreendo é porque é que os bancos são donos dos Estados e não o contrário. Esforço-me no entanto para perceber.
Pergunto a quem estudou o assunto e leio nos sítios do costume, na tentativa de perceber este papa-bolachas mundial que é a crise financeira.
Acho que já engoli até à parte do "como começou", "como cresceu" e "como estamos". É a parte do "como resolver" que não entra nem a martelo.
Li no Expresso uns artigos sobre a Irlanda. Se quem lá escreve sabe o que diz e se a leitura não me enganou, os irlandeses preparam-se para pedir ajuda ao FMI para injectar uns milhões na banca, evitando que esta entre em colapso. O esforço será suportado pelos contribuintes através do aumento de impostos. A banca, que receberá ajuda de todos, para solucionar um problema que ela própria criou, emprestará depois dinheiro ao Estado que se endividou, a juros de fazer corar o Rendeiro do BPP.
Foi isto que percebi. Parece-me tão idiota que admito uma interpretação errada.
Leio também que o "caso irlandês nada tem a ver com o português". Não me parece.
Ainda hoje não sabemos qual o real valor do buraco do BPN e do BPP. Pouco ou nada sabemos dos relatórios martelados pelo BCP. Tudo o que sabemos é que os impostos também aumentaram, que a banca recebeu dinheiro público para se endireitar e que qualquer zé piço contribuinte paga mais para o Estado do que a banca.
Qual é a diferença? Bebemos menos Guiness.
Porque razão está o poder político tão preso à banca e aos mercados? Não é altura de puxar as calças para cima?

1 comentário:

tiago.motonauta disse...

Tens aqui mais uma explicação para a crise:

Mark Blyth: A austeridade é uma ideia perigosa.

http://www.youtube.com/watch?v=E1Kzp5EVUWg&feature=player_embedded

A única coisa que se concluiu é que os que trabalham vão pagar a crise, 2 vezes!