Desde que o poeta Alegre perdeu a eleicão para o papa-bolos de Boliqueime que ouvimos, de 15 em 15 dias que "o Manuel alegre tem 1 milhão de votos".
Mas tem onde?
Guardados em casa num armário de mogno? A rechear o colchão da colunex? Empilhados na arrecadacão?
Onde estão esses votos?
Ele teve esses votos numa eleicão passada. É verdade. Mas quem é que garante que os eleitores mantêm a intencão de voto?
Alegre passou todo o mandato do Cavaco a preparar esta candidatura. Aproximou-se do Bloco com a intencão de "unir as esquerdas", contrariou em tudo o que conseguiu a sua bancada no parlamento para se distanciar um pouco do PS e do governo, andou a pisar o risco meses a fio com a hipótese de sair do PS.
Enfim...no fim lá optou por sair da AR mas continuar no PS. É poeta mas sabe fazer contas.
Cavaco será em principio apoiado pela direita e centro (embora aqui seja de esperar uma divisão).
Alegre tem o Bloco a apoiar, alguns movimentos de cidadãos e pouco mais. O PCP até é capaz de desistir de um candidato próprio em favor de Alegre mas sem o PS, o senhor Silva não sai de Belém. A matemática é simples e foi por isso que Alegre passou os últimos anos a malhar com a esquerda no PS e a fazer cafuné com a direita. Convém passar a ideia de independente e revolucionário, mas claro, na hora da verdade são necessários os votos do PS.
Confesso que gostava mais de Alegre antes de ver as cambalhotas que deu para se apresentar a esta eleicão.
Ficará tudo na mão de Sócrates. Pode até ser que o Alegre tenha o vento a favor...o sr. Silva já teve melhores dias com o José, por outro lado, Cavaco poderá pagar um preco alto pela sua intromissão nas legislativas em favor de PSD.
Confesso que não vejo em Alegre o perfil para PR. Mas quem é que poderia ser uma alternativa melhor?
O Toneca? Anda ocupado com os esfomeados.
O Vitorino? É muito baixo e não larga a mama dos bastidores por nada.
O Carvalho da Silva? É muito fresco e está muito ligado ao PCP.
O Jaime Gama? Elogiou a democracia na Madeira pelo que não está apto para o cargo.
O Almeida Santos? Está cansado.
O Mário Soares? Epá...deixem o homem em paz.
O Freitas? Anda ocupado a dar pareceres pagos a peso de ouro. Mas...tem perfil e estatuto. E até já virou um pouco à esquerda...huumm...podia ser.
Se a esquerda toda se juntar à volta de Manuel Alegre ele terá sérias hipóteses. Nesse cenário o meu voto é claramente dele.
Se a esquerda se dividir, então, há que contar espingardas e ver quem são os outros camaradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário