quarta-feira, julho 01, 2009

Um milagre não chega


A recente catástrofe nas Comores levantou uma vez mais o problema da manutencão regular nos aviões. Apesar da justificacão que o temporal na aproximacão poderia dar, foram as revelacões do ministro francês (o avião em causa estava proibido de voar para Franca há 2 anos), sobre as falhas técnicas do airbus, que despoletaram a reaccão da comissão europeia sobre uma legislacão comum. Entenda-se, mundial e não apenas europeia.
Este medida (ou sugestão) de tão óbvia e necessária, peca na minha opinião apenas por ser tardia. Era mesmo preciso mais um acidente para se pensar no assunto?
A lista de companhias impedidas de voar para a UE é pública e está aqui.
Maior parte das companhias africanas, todas as indonésias e umas quantas dos Tupolevs estão proibidas de voar no espaco europeu. Aposto ainda em algumas companhias chinesas para engrossar a lista. Basta, no entanto, uma escala fora da europa para que seja legal usar um avião preso por arames. Foi o que aconteceu no Iémen.
Regulamentacão mundial não acabará com os acidentes mas levará o padrão europeu de seguranca para o resto do globo, o que me parece ser do interesse de todos.

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