quarta-feira, julho 29, 2009

Tempo de zarpar

Corria o ano de 2006 e eu tinha chegado à Suécia há pouco mais de 3 meses.
Um colega de então, já mais avancado na idade, aproveitava cada pausa para café para me falar do Figo. Hoje e sempre a redondinha a ligar mundos.
Um dia, já perto do período de férias, relatava a sua mais recente descoberta: 5 semanas de descanso.
Dizia que habitualmente tirava 4 semanas mas que, no fim desse período e quando comecava verdadeiramente a desligar, estava na hora de regressar. Assim, passou a usar 5 semanas seguidas de férias garantindo dessa forma descanso absoluto.
Palavras dele.
Aquilo para mim não fazia qualquer sentido. Cheirava a balda por todo o lado.
Nunca na minha vida tinha tirado mais do que 2 ou 3 semanas (e sinceramente não me lembro de ter tirado 3, mas assumo que sim...) e ao ouvir aquele homem fiquei com a sensacão de que as férias é que tinham pausas para o trabalho e não o contrário.
Entretanto 3 anos passaram e acho que comeco agora a perceber as palavras do camarada.
A idade é afinal um posto.
Como as 5 semanas são uma patente dele resolvi inovar e subir a parada. Tenho para mim que ao fim das primeiras 4 ainda estou a habituar-me a trocar salmão por salmonete. Mais uma servirá eventualmente para reconhecer a t-shirt como indumentária oficial. Ao entrar na sexta semana já devo estar a caminho do descanso.
Assim seja.
Seis semanas perto de quem gosto e do que gosto. A partir de...agora.
O estaminé fecha para banhos e salvo qualquer acontecimento extraordinário como um golo do Nuno Gomes, uma asneira do Santana ou uma simples comichão nos dedos, reabre a meio de Setembro.
Vemo-nos desse lado.
Boas férias.

4 comentários:

Inês disse...

Meio de Setembro??? Meio de Setembro??? O que nós temos de aguentar só para tu ires de férias... Não há direito!

Mas ainda assim.. Boas férias Tiago :) Bom descanso!

BoyGenius disse...

... 5 semanas??? ... impensável...


Bom descanso!!!!!

snowgaze disse...

6 semanas!!! Fantástica ideia... um bocadinho difícil de pôr em prática, mas mesmo assim genial. Boas férias!

Anónimo disse...

Apresenta ao Diogo, aquele cantinho a beira mar plantado. E um cantinho lindo! Boas ferias! Paula, Canada