quarta-feira, junho 03, 2009

A crise dos Balcãs

Dei com este documentário da BBC por acaso.
Muitíssimo interessante e esclarecedor de como se mexeram os peões no xadrez dos Balcãs na década de 90.
Apesar do desejo expansionista dos sérvios estar presente em cada episódio, confesso que fiquei com outra opinião sobre Milosevic no final. Mladic e Karadzic foram os principais causadores da desgraca. Isso também fica claro. A forma como os croatas trairam os seus aliados (os muculmanos da Bósnia) também é descrita. Se a este episódio juntarmos a alianca com Hitler durante a IIGG, comecamos a tracar um padrão no comportamento croata. Entre dois países com desejo de conquistar território ficaram os muculmanos,abandonados à sua sorte durante anos e a quem ninguém perguntou nada...
Uma nota para uma declaracão de um secretário de estado americano defendendo a não intervencão (dos EUA ou da NATO, que é a mesma coisa...) com a frase: "Não podemos ser os polícias do mundo!"
Ahn? Do mundo sem petróleo, queria ele dizer.
Depois da IIGG esta foi a maior crise na Europa. Morreram milhares, mudaram-se outros milhares, alteraram-se fronteiras, criaram-se países e nem por isso se dizimaram os ódios. É uma parte importante da nossa história enquanto europeus e um drama que não cabia no final do séc.XX no continente mais evoluído. Em teoria.

















Sem comentários: