segunda-feira, maio 11, 2009

Crónica dos bons malandros

Agora que todos estão oficialmente nas posicões combinadas já se pode falar.
Terminou o campeonato e terminou tudo em bem, se me é permitido.
Para a história ficará o vigésimo quarto (se não me engano...) título do Porto.
Isto porque entre nós a história escreve-se com a mesma caneta que o Estaline usava. As partes que não interessam são apagadas.
Pois para mim este ano ficará na memória. Pelas piores razões mas ficará.
Foi o ano em que a corrupcão desportiva atingiu o seu pico, actuando livre e descomplexada. Sem o mínimo de vergonha, foi malhar até partir.
Aproveito também para dizer que apesar do tom vermelho que por vezes me afecta as lentes, não tenho qualquer problema e fair-play em reconhecer a justica da vitória a qualquer adversário. Já o fiz várias vezes, a última das quais no ano passado. Aproveito também para dizer que há muito que defendo que os casos de corrupcão investigados são a ponta do iceberg porque os anos em questão (os do Mourinho) foram aqueles onde o Porto foi esmagadoramnete superior, com um plantel magnífico e com um brilhante treinador. Nesses anos foram justos campeões. Isso não justifica as ilegalidades praticadas e muito menos justifica todas as cambalhotas legais realizadas para invalidar provas que todos ouvimos. Ainda assim e é aqui que quero chegar, o mérito desportivo dessa equipa é inquestionável.
Esse não é contudo o cenário desta época. O Porto venceu o campeonato com uma equipa de bons rapazes (hulk, lisandro e rodriguez/lucho meia época) e sem banco. O Benfica por seu lado tinha claramente o melhor plantel. Uma equipa que se dá ao luxo de deixar N.Gomes, Cardozo, DiMaria e Katsouranis no banco tem que ser campeã, pelo menos em Portugal.
O Sporting como sempre (ou pelo menos desde que os violinos se calaram) não entrou nestas contas. Se não me engano nunca chegaram ao primeiro lugar. Fizeram o seu papel. Calados, obedientes, a chorar na hora certa e a recompensa chega pelo terceiro ano seguido (10Meur). Pode parecer que não, mas para um clube em falência técnica, esta lealdade significa sobrevivência.
A época divide-se em duas partes: antes do Porto-Benfica e depois desse jogo.
Na primeira parte o Benfica andou sempre entre o primeiro e o segundo lugar. Foi vítima de arbitragens como eu nunca vi na minha vida e teve que jogar jornada após jornada contra 14. Não vale a pena dissecar os casos novamente, eles estão espalhados por todo o lado. Setubal, Nacional, Leixoes, Naval, Guimaraes, Rio Ave foram os casos mais gritantes. Custaram pontos e nunca permitiram descolar dos adversários. Apesar dos meses de castanhada, chegámos a Fevereiro, dois meses do fim da época, com a hipótese de recuperar a lideranca. No jogo contra o Porto, dominámos do primeiro ao último minuto e foi mais um penalti de cartola que os salvou. Esse jogo mostrou, entre outras coisas, qual das equipas era superior e mostrou também até onde se iria para atribuir este campeonato aos pagantes.
A partir daqui ainda houve uma ligeira reaccão do Benfica, anulada por uma série de jornadas com o "penalti Lucho". Quando o Porto saiu da liga dos campeões o campeonato já lhes tinha sido entregue. Mesmo assim e com o Benfica de gatas, ainda consegui ver um penalti e golo legal ignorados na Luz (Guimarães) e um árbitro a quem só faltava bater os pontapés de livre (marítimo). Também aqui o objectivo era claro: entregar o segundo de bandeja aos calimeros. Cada um com o seu prémio.
Há erros internos que devem também ser assumidos. Jogar a época toda sem os dois avancados, insistir no Amorim na direita, embirrar com o Léo, a ineficácia a defender (os golos do trofense não cabem nos regionais) e a clara falta de fio de jogo (metade da época foi de chuto para a frente e o Suazo que corresse...) mostram que nos treinos se passa muito tempo em banhos e massagens. A absolutamente miserável prestacão na Uefa e na taca de Portugal são entre outras coisas, motivo de vergonha. Um plantel destes, a jogar em campos inclinados ou não, tinha que suar mais a camisola (vejam o Maxi por exemplo, que é coxo dos dois pés mas não desiste de nada!), tinha que correr mais e tinha sobretudo que ter um pulso firme e motivador por trás. Quique falhou, mas acho que deve continuar.
O fim de época tem sido pouco mais do que penoso e nada justifica a falta de motivacão e empenho que colocam em campo. Que eu saiba os salários chegam todos os meses a tempo e horas. Esse é o único motivo que precisam para deixar a pele em campo, por isso, facam-me o favor! Motivacão preciso eu para os aturar e sofrer durante 90 minutos...e faco-o de borla!
E agora?
O futuro, ao contrário do que dizem os católicos, não pertence a Deus.
Já está a ser planeado e não me parece que seja muito diferente do presente. Guilherme Aguiar prepara-se para voltar para a liga e prolongar os anos dourados.
Os 41 jogadores emprestados (sim, são 41) vão continuar a contribuir na medida das possibilidades e os treinadores emprestados também. O Olhanense que se prepara para subir já tem tudo o que é preciso para o sucesso (jogadores emprestados e Jorge Costa a treinar - uma espécie de Domingos "não estava a olhar" Paciência). Reyes, segundo leio vai seguir o caminho de Rodriguez e mudar-se para Gaia. Parece que não mas campeonatos inclinados com acesso a milhões fazem alguma diferenca. É um ciclo difícil de quebrar. A coisa está portanto bem encaminhada para mais uns anos do mesmo.
Há quem defenda que o Benfica deve sair da liga portuguesa e ingressar na espanhola. Seria engracado. Por um lado o Benfica em Espanha estaria a lutar com o Osasuna para não descer de divisão, por outro lado a liga portuguesa ficaria na bancarrota porque a marca que gera dinheiro não estaria cá (sim, ou acham que são as cores das cadeiras vazias em alvalade que trazem dinheiro?). Neste momento e sem a mama da LC, são os sócios do benfica e adeptos que suportam o clube (vejam as assistências na Catedral, apesar de tudo) e é por isso que eu acho que qualquer solucão fora da liga portuguesa não faz sentido. Há que ficar, roubado ou não, e suar a camisola de Agosto até Maio. Depois logo se vê. Mais cedo ou mais tarde os tribunais funcionarão.

1 comentário:

Sávio Fernandes disse...

E assim se faz um TRETA-campeão.

Parece-me que o Rui Costa ficou sem margem de manobra para manter o Quique. Até pelas declarações que ele tem feito.