segunda-feira, janeiro 26, 2009

Freeport, the return



Aposto que não sabiam que Freeport é uma cidade nas Bahamas.

Comecamos pois a semana com uma informacão de alto teor cultural que estou certo, revolucionará toda a abordagem ao diálogo na máquina do café ou mesmo no elevador até ao sétimo piso.

Aqui vale a pena arranjar um escândalo. Há o mar, a off-shore, o sol, as praias. Todos os ingredientes clássicos para um escândalo financeiro. Além de tudo, não há um grande leque de opcões nas Bahamas. Nas ruas de Buenos Aires há tango, nos becos de Havana uma salsa, nas ruas de Nassau exibem corridas de 100m. Às sextas passam estafetas. Não há muito mais para oferecer. Se não aparece aqui ou ali um escândalo de lavagem de dinheiro, não vejo como pode o país resisitir à crise. Há algum glamour em gamar nas Bahamas.

Agora...em Alcochete?

Não me parece. Claramente enganaram-se no freeport.

Agora, vamos a factos.

Sócrates, o nosso zé, defende-se das acusacões classificando-as como perseguicões políticas. Do outro lado, justificam a data como uma imposicão das autoridades britânicas que só agoram "desbloquearam" dados para continuar a investigacão.

A mim, que não percebo nada disto, cheira-me a cozinhado.

Acreditar que a investigacão comecou "por acaso" em 2005, que ficou no silêncio durante 3 anos e que, novamente "por acaso" ou coincidência das autoridades britânicas, voltou a aparecer em ano eleitoral...huuuummm...

O mundo não é assim tão grande.

Independentemente da altura em que aparece a notícia, ela não deixa de ser notícia se for verdade. Dito isto, há que perceber duas coisas:

1 - Existiu ou não uma reunião para decidir a distribuicão de "luvas"?

2 - Se sim, estava Sócrates nessa reunião?

Tão simples quanto isto.

Se o tio, primo ou bisavô de Sócrates se metem em cambalachos, pouco importa. São cidadãos individuais que respondem por si.

O que me parece óbvio é o seguinte. Sócrates não é um primeiro-ministro perfeito. Longe disso. Ainda assim, é o melhor PM que o país já viu e o único que tentou organizar as contas do estado e colocar o país na rota do desenvolvimento. Pese o facto de tentar estimular a economia com investimento público (o que na prática significa enriquecer a Somague, Teixeira Duarte, etc), tem combatido alguns poderes instalados e a mediocridade reinante.

Estuda os dossiers e prepara-se. Não há grupo parlamentar que o consiga derrotar nos debates da AR. Tem tido a coragem de tomar algumas medidas muito pouco populares (o maior exemplo é o caso dos professores, onde ainda assim já recuou demais) e ainda assim a base popular mantém-se. A oposicão sabe-o e tenta tudo para o derrotar. Estando a via política tapada, sobra a dos escândalos.


Primeiro Sócrates era homossexual (o que interessava tanto para o cargo como saber se ele usava máquina ou lâmina para fazer a barba...), depois foi o freeport, seguiu-se o curso superior e voltámos ao freeport.
Pode até Sócrates ser um gajo desonesto.
Admito isso.
Pode disfarcar bem.
Mas, enquanto nada se prova, porque não tentam os demais medíocres (50% deles como problemas com a justica ou casos mal parados) vencê-lo no debate, nas propostas, nas idéias ?
Todos os dias o PM faz algo. Há 1000 hipóteses de ser melhor do que ele, de fazer melhor, de ter melhores propostas, de trilhar caminhos alternativos e de conquistar a opinião pública.
Porque não trabalham mais? Porque escolhem sempre a via mais curta?
A nossa oposicão é a mesma que rebentou o orcamento em frotas de mercedes, em submarinos que nunca viram o mar, em estradas desertas, em acordos de exploracão vitalícios.
É a mesma oposicão que acusa o actual PM de ser responsável pela crise em Portugal.
Pergunto...é a dizer/fazer baboseiras destas que se querem afirmar como uma alternativa?
Bem podem rezar por um novo freeport.
Nas Bahamas.

Sem comentários: