Depois de mais um azar com um avião de uma companhia russa, resolvi fazer uma pequena pesquisa em jornais portugueses.
Aqui vai:
3 de Janeiro de 1994 - Um Tupolev-154 que parte de Irkutsk, na Sibéria, para Moscovo despenha-se matando 124 pessoas.
23 de Março de 1994 - Um Airbus A-310, da transportadora aérea russa Aeroflot, cai perto de Novokuznetsk, matando setenta pessoas. Segundo os investigadores o acidente ficou a dever-se ao jovem filho do piloto ter desligado o piloto automático.
26 de Setembro de 1994 - Vinte seis pessoas morreram quando um Yak-40 se despenhou quando tentava chegar ao aeroporto de Vanara, na Sibéria, para tentar uma aterragem de emergência devido ao mau tempo.
29 de Outubro de 1994 - Um avião de carga Antonov An-12 cai ao aproximar-se do aeroporto de Ust-Ilimsk, a 610 quilómetros Norte da cidade de Irkutsk na Sibéria, fazendo 21 vítimas.
16 de Junho de 1995 - Doze pessoas perderam a vida quando um Antonov An-12 é apanhado pelo mau tempo e cai. O voo tinha partido de Poliny Osipenko, na região de Khabarovsk, para a cidade de Nikolayersk-on-Amur.
8 de Abril de 1995 - Um Il-76 com destino a Petropavlovsk-Kamchatsky, capital da região da península de Kamchatka, despenha-se nas encostas de um vulcão matando 14 pessoas.
7 de Dezembro de 1995 - Um Tu-154 desaparece a caminho da cidade de Khabarovsk. Nunca foram encontrados sobreviventes.
29 de Agosto de 1996 - Cento e quarenta e três pessoas morrem quando um Tu-154 choca com o pico de uma montanha. O avião, com destino à ilha de Spizbergen, na Noruega, transportava mineiros russos e ucranianos e suas famílias para trabalhar no Ártico.
14 de Novembro de 1996 - Um Antonov An-2 cai na região semi-autónoma de Komi, no Norte da Rússia, fazendo 13 mortos.
28 de Novembro de 1996 - Um Ilyushin, um avião de carga da força aérea russa, mata 23 pessoas ao cair na Sibéria.
17 de Dezembro de 1996 - Dezassete pessoas, incluindo o comandante militar do ditrito de Leninegrado, perdem a vida quando um Antonov-12 se despenha num campo de aviação perto de Pskov, no Noroeste da Rússia.
18 de Março de 1997 - Um An-24 a caminho da Turquia perde a cauda a meio do voo e cai vitimando cinquenta pessoas e a tripulação a bordo.
6 de Dezembro de 1997 - Quarenta e oito pessoas morrem quando um Antonov-124, carregando dois aviões de combate Sukhoi, se despenha numa zona periférica de Irkutsk, na Sibéria.
11 de Novembro de 1998 - Um An-12 cai ao descolar de Krasnoyarsk, na Sibéria. No acidente perderam a vida 13 pessoas.
25 de Outubro de 2000 - Oitenta e duas pessoas morrem quando um Ilyushin-18 se despenha numa zona montanhosa georgiana, na Rússia.
3 de Julho de 2001 - Cento e trinta e seis passageiros e nove elementos da tripulação morrem quando um Tupolev 135 cai perto da cidade de Irkutsk, na Sibéria
4 de Outubro de 2001 - Um Tupolev 154 despenha-se no Mar Negro vitimando 76 pessoas
22 de Dezembro de 2002 - Um Airbus da Aeroflot, com 210 pessoas a bordo, foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência no aeroporto Schoenefeld, de Berlim, devido a uma pena num dos reactores. Sem feridos.
14 de Setembro de 2008 - Boeing 737 da Aeroflot, despenhou-se na zona dos Urales, no centro da Rússia, provocando a morte a todos os 88 ocupantes.
...apenas nos últimos 15 anos.
Se escarafunchar um pouco mais na net, descubro que a Aeroflot (TAP dos Urais) devia pagar portagens, já que passa mais tempo no chão do que o ar.
É ver aqui.
Na mesma base de dados é possível ver que a gloriosa TAP tem apenas um registo fatal (Madeira em 77), que não se deveu contudo a falha mecânica.
Não meus amigos, há coisas na vida que não dependem dos astros.
A tecnologia é uma delas.
A mala tem o pára-quedas que vem com o bilhete.
1 comentário:
Razão tenho eu viajar so na Tap beijocas.
Enviar um comentário