terça-feira, outubro 30, 2007

O gajo do lencol


Os ingleses estão para a Europa como os americanos estão para o mundo. Acham sempre que olham para os demais um degrau acima. Politicamente são aliados históricos e percebe-se porquê. De certa forma, e à sua escala, aceitam o fardo da conducão dos destinos do globo na era pós-guerra fria.

Bush condena todas as ditaduras que não lhe dão cavaco ou que não foram instituídas pela CIA. Por um lado diz que Saddam é mau para o povo e desata ao tiros em defesa dos desprotegidos, por outro lado faz umas negociatas com a família real Saudita que é não é propriamente aquele tipo de gente que se preocupa mais com o bem estar dos seus. A não ser que pedras na cabeca contem como terapia.

Gordon Brown, acabadinho de chegar não quer deixar créditos por mãos alheias. For Queen and Country disse ele ao telefone ao Zé, o nosso, sobre o possível boicote à cimeira UE-África.

Não se senta na mesma mesa de Mugabe. E faz ele muito bem. Eu também não me sentaria a não ser que lhe pudesse dar uns carolos.

Nada a dizer. O legado de Mugabe no Zimbabwe fala por ele e "destruicão de um país" passou a ter uma nova entrada no dicionário. Não sei se cabe a Brown o papel de defensor da moral, mas enfim, está no seu direito de homem livre.

No entanto, apesar de todo o "escabeche" com Mugabe, recebe em Londres o rei saudita Abdallah. Aí está uma atitude que encheu de orgulho Bush. Pai e filho. Estavam ambos num churrasco no rancho do Texas quando disse o ancião: "Este Brown de Inglaterra é um dos nossos!" ao que terá respondido o rebento: "Onde fica Inglaterra Dad??"

A Arábia Saudita não tem uma taxa de inflacão como o Zimbabwe é certo. Mas também nenhum outro país do mundo tem. Mugabe tortura os seus opositores e não permite eleicões livres. As asneiras cometidas desde a expulsão dos colonos e respectiva distribuicão das fazendas pelos amigos, deixaram o país arruinado e a populacão a morrer de fome sem grandes opcões que não sejam os campos de refugiados. Não se pode dizer que a vida corra muito bem por aqueles lados. Principalmente para quem não tem amigos no governo.

Já na Arábia Saudita a coisa pia mais fino. Caso contrário não seriam recebidos em Londres.

A Arábia Saudita não tem constituicão, nem partidos políticos. É uma monarquia absolutista assente no Corão.

A polícia religiosa pode molester e deter qualquer pessoa que quebre o código moral do país (se cocam um pouco acima do joelho já está!). Os castigos para o que esta polícia denomina como crime incluem amputacões, decapitacões e espancamentos. Este último para os gajos com mais sorte. Tudo isto, apoiado pela família real saudita que não permite partidos políticos, eleições, sindicatos, associações independentes legais ou organizações de direitos humanos. A comunicacão social e o acesso à internet são totalmente controlados. A entrada no país de organizações internacionais não-governamentais de direitos humanos não é permitida. Mesmo nos casos que envolvem crimes capitais ou crimes puníveis com amputacão dos membros, os julgamentos são secretos e sumários, com uma duracão que varia de cinco minutos a duas horas, em geral. Confissões obtidas sob tortura, coacão ou fraude são frequentemente usadas como prova no tribunal, e os acusados não têm direito a advogado ou à oportunidade adequada para construir a sua defesa.

Bom, digamos que a família real Saudita está para o seu povo como óleo de fígado de bacalhau está para qualquer um de nós. Dá arrepios e não faz crescer.

Sabendo então que esta malta dos lencóis ainda ensinava uns truques a Mugabe, porque se senta Brown com Abdallah para um gostoso fish and chips em Buckingham?

Cheira-me que é petróleo.

Nomeadamente 1/4 da producão mundial. Sim, é capaz de ser isso.

Também pode ser o novo contrato de venda de 72 Eurofighter Typhoon no valor de nove mil milhões de dólares. Sim, também pode ser isso.

Ou será que são os restantes milhões do contrato para aquisicão de armas ? Sim, talvez haja aí qualquer coisa.

Não sei. Estas coisas da moral deixam-me sempre baralhado.

Mas uma coisa sei. De certeza que é For Queen and Country.

Sem comentários: