sábado, agosto 18, 2007

the show must go on

Durante séculos a Humanidade alimentou, erradamente, o mito de que a frase "the show must go on" tinha sido inventada pelo lendário Freddy quando se despediu dos pais em Zanzibar e aterrou em Londres já com as collants vestidas.


Hoje há provas irrefutáveis sobre o criador dessa frase/conceito. "The show must go on" foi a frase que o presidente da câmara de Gotemburgo usou quando um vereador lhe perguntou: "O quê?? Um festival de cultura ao ar livre durante uma semana numa cidade onde chove dia sim dia não??"


Durante uma semana a cidade enche-se de gente para assistir um pouco por toda a parte a actividades culturais. Espectáculos de danca, poesia, teatro, música, cinema, etc, na sua esmagadora maioria passados ao ar livre.


Pergunta minha: "Mas como??"


A chuva por aqui é um elemento da natureza que podia perfeitamente encaixar numa refrão do Zeca: "Venha quem vier por bem".


Ninguém corre, foge ou arreda pé. Sempre foi assim e por eles, tudo bem.


Ontem, entre casacos assistimos à Sinfónica de Gotemburgo na principal avenida da cidade. Interpretavam Carmina Burana (Old Spice!!) e o S. Pedro jogava à bisca os destinos climatéricos. A meio do espectáculo pensou: "Já não aguento estes tambores!!" e largou um dilúvio bonito de se ver.


O que aconteceu?


Nada. Puxaram dos casacos. Abriram guarda-chuvas. E pronto.


Tuuuudo na mesma, como se não estivéssemos alagados.


Uma vida inteira disto dá-lhes prática.


Em Roma sê Romano e tirámos também os casaco. Tinha decidido não sair de lá sem ouvir a parte do tambor Old Spice!


O gajo que se sentou à minha frente tinha um chapéu de chuva que facilmente protegeria do Sol 5 pessoas na Fonte da Telha. Só faltava as riscas. Pelas extremidades jorravam abundantes cachoeiras que acariciavam os meus joelhos.


"Não, não e não!! Sem ver o Old Spice não saio daqui!!"


E o momento chegou. O som subiu aos céus e fez o S. Pedro encolher-se. Sem chuva foi só sentir a música.


E vi. E ouvi. E delirei.


Agora esse som não me sai da cabeca.


Tenho que o partilhar.


E já agora ver mais uma vez.

3 comentários:

Inês disse...

Ó Tiago... são geniais os pequenos pormenores que pões sempre nos teus textos. São aquelas pequenas palavrinhas que parece quem nem estão lá e que me fazem sempre soltar uma gargalhada... e pronto, era isso que hoje me apetecia dizer.
Bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Obrigado :)
Bom fds.

Carla disse...

és viciante!