terça-feira, maio 08, 2007

O Misha

Nunca gostei de circo.
Talvez veja as coisas pela perspectiva errada. Mas tenho que as ver de alguma forma.
Não gosto de animais que fazem truques. Não gosto de os ver presos em gaiolas. Não gosto de gajos de capacete a voarem sem asas e não percebo qual o interesse de ver um elefante a pisar uma mulher com um biquini de lantejoulas.
Antes que pareca aquele anão (acho que era o Resmunga) que não gostava de nada (ou era um Estrumpfe??) vou ainda dizer que também não gosto de palhacos. Desde os 10 meses, idade em que comecei a rir, que espero por um esgacar de dentes numa actuacão do Batatinha, mas ainda não logrei tal desfecho.
No entanto gosto do nome: palhaco. E gosto ainda mais daquela frase: "Não há dinheiro, não há palhaco!"
Gosto mas não a percebo. Que eu saiba dinheiro e palhaco estão um para o outro como sabonete para um francês: longe!
Apesar de não gostar de circo, o meu trabalho não é muito diferente.
Tal como os palhacos, visto um fato (que no meu caso é uma t-shirt passada ou com menos do que 3 jogos do galo de vincos) e vou para uma arena fazer um numero. A arena tem tijolos em vez de lona e os espectadores resumem-se a empresas. Tudo o resto é igual. Palmas, cheiros e coca-cola.
O tempo que estou em cada sitio é a duracão de cada projecto. Tal como o circo. Enquanto a feira dura estão por lá.
Enquanto escrevo apercebo-me que as semelhancas são maiores do que imaginava algumas linhas atrás.
Adiante...
Estava eu entretido a construir o canhão para a minha próxima actuacão e aparece o Chen: "Tiago, o circo está sem dinheiro!"
"Tu queres ver?", pensei eu enquanto oleava as juntas do canhão....
Como estava emprestado pelo Cardinalli, liguei para o quartel general no descampado do Trancão: "Ó Victor, o Chen diz que anda a vender poucos bilhetes e que está sem dinheiro..."
Antes que pudesse sugerir algo diz o Cardinalli:
"Epá, não há dinheiro, não há palhaco!!"
"Calma Victor...eu sou só o homem-bala!! Sabes que a promocão para palhaco ainda é só um sonho!!!", respondi.
"E a solidariedade entre circos Victor?", continuei.
"Tem juízo pá!! Solidariedade não paga contas!!"
"Há falta de homens-bala e tenho pedidos do circo de Moscovo para um número com o Misha!!"
"Eeeeeeeeeeeeeeeee....o Misha??? Aquele urso com cara de simpático??"
"Sim."
"Posso ir amarrotado Vitinha?"
"Sim."
"Feito"
O circo vai a caminho de Moscovo.



Ps - Moscovo é a chamada figura de estilo...

1 comentário:

Inês disse...

Há quem goste de ser nómada... Sinceramente já fez mais o meu estilo... Boa sorte em "Moscovo" ;)