domingo, março 18, 2007

O dia


Educar deve ser cá uma dose...
"O leite tem natas!", "Quero bife com batatas fritas!", "O carro tem gasolina??", "Banho?? E o de ontem, não conta??", "Compra láááááááááááááa´!!!!!!!"
Nem vestir as cuecas "do direito" sabemos e já pensamos conhecer o mundo. Nessa altura havia sempre o gajo chato. O "Dr. No" em versão quotidiano. "Não" dizia ele. Devidamente seguido de "podes", "deves", "sabes" e por aí fora.
"Ele não percebe nada disto...", diziamos nós do alto da nossa sabedoria de alguidar. Certezas. Tantas certezas tínhamos. Entretanto crescemos e atingimos a fase do "Ahhh!!!!".
"Ahhh...então é por isto que ele dizia....??? Vendo assim até nem parece mal..."
Os anos passam e crescemos um pouco mais. Chega o dia. Abrimos asas e voamos para destino incerto sabendo apenas que a casa de onde saímos será para sempre "porto seguro". Todos os momentos ficam guardados na memória. Quanto mais tempo passa mais bela é essa memória.
É então que percebemos. É então que eu percebo. Que sorte tive. Que sorte incalculável eu tive! Nem por uma vez ao longo das decisões que formam a história da minha vida me senti só. Nem sempre certo. Muitas vezes errado. Mas nunca só. Nunca!
Houve sempre uma palavra amiga que tentou ajudar. Houve sempre uma força da natureza que me ajudou a derrubar os muros que apareceram no meu caminho. O meu pai.
Por vezes, nas coisas simples do dia-a-dia vejo-me em cenas repetidas. Cenas já vistas no passado mas com outro personagem. Estaremos a ficar parecidos?
A distância separa-nos fisicamente mas o tempo aproxima-nos no "molde". E sabes que mais? Que contente fico quando sem querer me apercebo disso.
Sinto orgulho. Um orgulho enorme de poder apontar para ti e dizer quem é o meu pai.
Um amor enorme por outro ser humano que não se consegue descrever nem tão pouco explicar. Sente-se e pronto. Vive-se com esse conforto. Com esse calor.
Não há distância que modifique isso. Será sempre assim, independente de qualquer geografia ou idade.
O melhor elogio que me ocorre, é dizer que gostava que um filho meu tivesse um dia a mesma sorte que eu tive e continuo a ter. Existem pessoas, poucas, que nos enchem a vida e tu és uma delas.
Feliz dia do Pai.
Tiago
Ps - Não te esqueças de ver o correio hoje ! (E já agora divide o que lá está com o avô. O dia do pai é como o Sol... nasce para todos :))

6 comentários:

Inês disse...

Que bonito texto :)
Tenho a certeza que o teu pai também tem muito orgulho em ter um filho como tu.
Acho que nem eles sabem explicar como conseguiram educar-nos, mas deve ser bom ser pai e gostar do resultado do seu sucesso, estampado nos filhos :)

Vivian disse...

Belo Pai. Ainda assim acho q prefiro o meu :P

Anónimo disse...

Estou de facto muito orgulhoso de te ter como filho, e este teu texto é comovente, o que já me levou a verter uma gotas pela face. Enfim, lamechece de quem está a ficar velho.
Educar não é facil, até porque associada à educação há uma certa dose de repressão, o que é sempre revoltante. Não há modelos standarizados para educar filhos, apesar de muita literatura sobre o assunto. Os educadores têm de ter a capacidade de entender os educandos, estar atentos aos sinais que eles transmitem e analisar os comportamentos e estados de espírito que deixam transparecer. Depois, com muito diálogo, orientar, aconselhar, incentivar, acompanhar, transmitir segurança e protecção. Nem sempre a mensagem é absorvida pelos filhos, há que mudar de estretégia, insistir, vigiar sem sermos detectados, e por vezes, quando a diplomacia já não tem soluções, entra a tal repressão: não há televisão, cortes de mesadas, uns gritos, umas ameaças. Nem sempre agi como achava que devia agir, tenho consciência que os problemas do dia a dia, levaram-me a ter atitudes de maior dureza, que deveria ter mais paciência, deveria ter sido mais flexivel, deveria ter dialogado mais, mas, até os meus exageros foram com boa intenção, para que tivesses tudo de bom, para que não cometesses erros que te poderias arrepender.
Não é fácil educar, mas é reconfortante saber que valeu a pena, que conseguimos transmitir os nossos valores, que temos um filho em que nos revimos, que nos enche de felicidade.
Obrigado. Estou muito feliz e orgulhoso.

Anónimo disse...

Pai,
obrigado pela devolucão das lágrimas :)Chorar é bom, limpa a alma!
Um beijinho muito grande e boa sorte para o dia de hoje!

Vivian disse...

Comovente o que acabo de ler. Parabéns aos dois por se terem um ao outro e pelas grandes almas que carregam.

Rui Silva disse...

Sim senhor, temos aqui um belo caso de pai e filho. Sortudos!!