terça-feira, fevereiro 27, 2007

A justiça dos Homens

"O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) das Nações Unidas decidiu ontem que a Sérvia não cometeu um genocídio contra a Bósnia durante a guerra de 1992-1995. "

Este é o resumo daquela que para mim é a notícia do dia. Daria para rir se o assunto não fosse tão dramático. Para a mais alta instância judiciária da ONU a Sérvia "não cometeu genocídio através dos seus órgãos ou pessoas". Isto em língua de gente significa tão só que não existirão indemnizações para os Bósnios-Muçulmanos (nem sequer para as famílias daqueles desgraçados que foram assassinados debaixo dos olhos dos capacetes azuis em Srebrenica) . E que puxão de orelhas dá a ONU aos Sérvios?

- Considera que não fizeram nada para impedir a morte de 8000 pessoas no enclave de Srebrenica. (UAU!! Uns génios estes gajos da ONU!! Será que não fizeram nada porque foram exactamente os sérvios-bósnios a ordenar essa chacina??Huummm...parece-me que sim.)

- Exigem cooperação para capturar os fugitivos Radovan Karadzic e Ratko Mladic. Ex-líderes político e militar dos sérvios bósnios, respectivamente, considerados como dois dos maiores responsáveis pelo massacre de Srebrenica. Ou seja, por um lado a Sérvia não pode responder enquanto país por acções de pessoas, mas por outro lado tem que ajudar a prender um responsável político que representava (ou dirigia) o país durante a guerra. Claro como água. Um país nunca pode ser culpado de nada. Concordo. Mas os seus governos têm que responder por atitudes de governos anteriores (ou o Milosevic andou a ver a banda passar?) . De facto o território Sérvio não deve ser responsabilizado (como é que se faz isso??), mas o governo tem que pagar indeminizações aos muçulmanos da Bósnia. A fazer fé na resolução da ONU não existem culpados ou intenções. Depois há esta palhaçada do Karadzic e do Mladic. Acho que até o sérvio onde vou comer pizza de vez em quando sabe dizer em que ilha espanhola eles estão. O governo sérvio não os entrega porque não quer. Eles são heróis nacionais, ou seja, valem votos. Como podem não ser responsabilizados estes gajos?? Srbrenica não pode ser directamente ligada ao estado Sérvio. Então pode ser ligada a quem? Quem é que apoiava os sérvios da Bósnia? Há também uma particularidade interessante no funcionamento das instituições. Quem julga o massacre é a mesma instituição que falhou na altura de o evitar. É idiota dizer que os Sérvios não fizeram nada para evitar algo que os próprios queriam. Já sobre a ONU não se poderá dizer o mesmo. Eram os capacetes azuis holandeses os responsáveis pela segurança do enclave e foram eles que confiaram o transporte dos bósnios-muçulmanos aos bósnios-sérvios. Se isto não é uma argolada, não sei o que poderá ser. Não interessa se estavam mal armados ou se eram poucos. A ONU falhou na sua missão. Agora julga e ainda por cima mal. Esperam enterrar definitivamente o conflito assim, dizem os responsáveis da ONU.
Ahn??

Sem comentários: