quarta-feira, novembro 22, 2006

O sushi

Já em Lisboa tinha descoberto os prazeres da comida japonesa.
Fiquei fã, mas os preços do Rock&Sushi ou do Estado Líquido não permitem que se encare esta arte oriental com a leveza de quem entra na telepizza.
Sabe bem e paga-se ainda melhor.
Curiosamente deste lado, onde tudo é mais caro, a pizza e o sushi estão ao mesmo nível (no que a coroas diz respeito) .
Na Suécia, se alguém fizesse uma lista de restaurantes ordenados de forma crescente por preço, teria que ser algo do género:

1 - Pizza e Kebab (nos Turcos, Sírios, Iranianos, Curdos, Iraquianos)
2 - Sushi
3 - Tailandês e Chinês
4 - Pizza (no Italiano)
5 - Pub's Irlandeses e restaurantes suecos em geral

Como esta malta em regra só almoça (sim, a parte do jantar passa à frente e amanhã é um novo dia), ou pelo menos só faz uma refeição de garfo (faca não, só mesmo o garfo é que é utilizado), é muito normal os restaurantes terem menus de almoço.
Ora os japoneses que já são baratos, durante o período de almoço ficam uns mãos largas e em alguns come-se por menos de 1000 escudos.
Há um ali no centro da cidade que tem um rapazito cá fora o dia todo a segurar uma placa com a seguinte informação: "Menu de almoço=700 paus". Nunca percebi porque é que não deixam a placa presa e dão descanso ao pobre rapaz.
Bom, mas isto para dizer que (com alguma surpresa minha), pude continuar a minha descoberta de sabores orientais por estas paragens e tornar o sushi tão comum como o bife com ovo a cavalo (que saudades de um belo bife!!!).
Como convém, já sei qual é o japonês que faz o melhor sushi da cidade e bolas, é mesmo de comer e chorar por mais.
Já estou tão craque nos pauzinhos, que quando me sentar na Portugália diante daquela molhanga, vou manejar o pão com 2 palitos...
Hoje foi noite de bola. Na falta da bifana e do "corato", agarrei-me ao sushi como gente grande e foi um ver se te avias.
Agora, de barriga cheia, com o sorriso da chapa 3 e com a saudade na almofada, dou o dia por finalizado.
Amanhã há mais.
Boa noite e sayonara.

7 comentários:

Anónimo disse...

É a melhor comida do mundo :D

Rui Silva disse...

Falta menos de um mês para finalmente arriscar a provar esse tipo de comida. Espero não ficar viciado, aqui à porta do escritório temos um Japonês, nem é preciso andar muito para falir rapidamente.

Anónimo disse...

ola Tiago....o shushi em Lisboa tambem nao esta assim tao caro....têm surgido varios rest. japoneses.. descobri ha dias um no shopping dos olivais ..é daqueles em tapetes rolantes ... e ao almoço nao é mais do que 8 euros (sem bebidas)... da sempre para testar o q mais se gosta...

Tiago Franco disse...

Grande notícia me dás Andreia :)

Inês disse...

Eu confesso que não gosto de comida japonesa.. Para mim comida tem de ter aquele fiozinho de fumo que indica que foi feita ao lume.
Eu gostava era de ver um desses prós de pauzinhos como tu a tentar comer uma francesinha com eles :P

Sandrinha disse...

Eu adoro!!

Até me cresceu água na boca só de olhar para a foto!

Anónimo disse...

o melhor sushi se pode comer no Rock&Sushi.eu trabalho la,e sempre temos menu que fica mais barato com bebidar incluidas.
e a calidade de comida compensa o preço .
o sushi master de la e o melhor e as gajas oferecem uma atmosfera.........
Rock&Sunshi e muito mais que comida.