quinta-feira, outubro 12, 2006

O esquisito

Talvez eu seja um gajo esquisito.
Talvez encare o detalhe como uma obra de arte.
Pode ser que seja isso...
Mas continuo a pensar: serei o único nesta sala que tem um comportamento normal?
Terei perdido a noção do que faz sentido? Normalmente quando nós estamos bem e o resto do mundo mal, é melhor começar a rever tudo. Em regra somos nós que estamos mal...mas neste caso ....huuummm.
Vejamos:
- Há um cromo que chupa maçãs o dia todo e nos intervalos chupa café. Quando não faz uma coisa nem outra pragueja para o computador em inglês digno de qualquer doca. Pelo menos 5 vezes por dia arrota de boca aberta e diz: "Ohhhhh F*** !!" Em qualquer um dos casos a banda sonora está garantida.
- Há outro que sempre que me quer pedir qualquer coisa, por muito complexa que seja, faz circulos com a mão na mesa ou desenha quadrados numa folha de papel. Todo e qualquer desenvolvimento de software se resume a essas duas formas geométricas. O engraçado é que ele acredita piamente que eu realmente entendo o que ele quer dizer...
(agora tenho que fazer uma pausa porque me lembrei de outro artista das figuras geométricas)
Quando andava no ciclo, na escola de Vila do Porto (Santa Maria), tinha um professor de educação visual que me corrigia de 10 em 10 minutos com os "circulos". "Circulos, chamam-se circulos!!", repetia ele de cada vez que eu me queixava das "bolas" que o mau jeito me impedia de desenhar na perfeição.
Nessa altura, lembro-me das dificuldades extremas de desenhar com tinta da china sem borrar tudo...o que acho nunca aconteceu. As minhas "bolas" de então, desenhadas num papel enrugado com o suor das mãos e bem salpicadas de tinta da china, seriam hoje valiosas caso o meu último nome fosse Miró.
Esse meu professor era bastante simpático, paciente e engraçado, pelo menos eu achava piada ao "pá" que ele usava como muleta para disfarçar a gaguez.
Não havia aula que não chegasse perto de mim com a sua emblemática frase: "Epá Tiago, já está tudo borrado de tinta-pá-da-china, pá!!"
Ficou para todo o sempre o "tinta-pá-da-china" e sempre que este sueco começa a desenhar circulos (não são bolas!!) com a mão, lembro-me do saudoso "tinta-pá-da-china"!!!
Voltando ao tema...
- Chegou um alemão esta semana que se assoa de 10 em 10 minutos, com uma sonoridade e fôlego, que faria inveja a muito dotado saxofonista de jazz
- Há também aquele artista que limpa a boca 7 vezes entre cada garfada e olha para a cadeira 10 minutos antes de se sentar.
- Outro alemão (carinhosamente chamado Donkey) sempre que vem falar comigo diz "olááááá Tiago" com um sorriso rasgado, que mantém durante 20 segundos enquanto fica parado de olhos bem abertos na minha frente. Para ser simpático retribuo o sorriso e aguento as dores no maxilar sorrindo de igual forma durante esse período de silêncio, no qual me entretenho a pensar: "Mas o que é que este gajo quer?? Porque é que não começa a falar depois do olá???"
- Outro acha perfeitamente normal meter o indicador e o polegar em simultâneo na boca, puxando todo e qualquer resto esquecido no maxilar superior, deliciando-se posteriormente com tão sumptuoso repasto enquanto fala à minha frente, numa distância compreendida entre os 10 e 20 cm.
Por vezes sinto-me como aquele ministro do Saddam que dizia em directo para a Al Jazzera que não havia invasores em Bagdad, que o exército iraquiano estava a fazer o agressor bater em retirada, etc,etc e do outro lado da rua já se comia por 3 eur no McDonald's.
Talvez os detalhes me ocupem muito espaço no processamento cerebral ou o meu conceito de normalidade seja muito pouco tolerante.
Pode ser....pode ser isso.
(...)
(yoga para reflectir...)
(...)
Não pá! Não pode ser nada! Estes gajos são mesmo esquisitos!

3 comentários:

Sandrinha disse...

Pá, são esquisitos sim pá!
Bolas!

;o)

Nuno Sousa disse...

Ao lêr isto fiquei...

Sabes, aqui tu eras o único esquisito... agora aí és o normal.

Agora sabes o que sofremos contigo.

E ainda digo que sou doidinho...
Ao menos não ando a dar arrotos...

;-)

Tiago Franco disse...

E usas apenas um dedo p tirar comida da boca...
Pura classe!