quarta-feira, setembro 20, 2006

A t-shirt

7 anos depois de estar a viver sozinho (ou pelo menos fora da casa de um dos meus progenitores) o momento chegou.
Foi ontem, por volta das 8 da noite que a minha vida mudou.
De repente, anos e anos de rugas, vincos e deformações texteis ficaram para trás das costas. Até esse momento, eu era um "jovem descontraído" como gosto de pensar..."mal vestido e amarrotado" como outros olhos me observavam.
Acabou-se aquele "bater-de-t-shirt-ainda-molhada-para-ficar-esticadinha", acabaram-se as bocas matinais "olha lá, foi o cão que rebolou em cima dessa camisa??", acabaram os vincos da t-shirt a simular um tabuleiro de xadrez nas costas, acabaram-se as espreitadelas para o espelho e consequente mensagem interior: "epá, desta vez não ficou assim tão mau" ou "bolas, tenho quase 30 anos...quando é que começo a passar a ferro??"
Destemido entrei na cave do prédio, onde estão as máquinas de lavar e secar roupa. Aí encontrei um cilindro, não mais do que 1m de compimento, uma cadeira e um pedal.
Excluída que estava a hipótese de ser um rolo compressor para asfaltar estradas, tentei colocar lá uma camisola.
Carreguei no pedal e como que por magia, 5 seg depois, recebia-a num estado que ela própria desconhecia desde aquele fatídico dia em que a desembrulhei na loja.
Tinha descoberto o último grito da tecnologia no mundo da engomadoria, desenvolvido em segredo por 5 gajos de metro e meio, algures entre Osaka e Okinawa, em exclusivo absoluto para aquela cave que tudo transformou.
Não queria acreditar...1 pedal, 1 cadeira e um cilindro quente. O paraíso ali ao virar da esquina. Sentia-me como Indiana Jones no momento em que percebeu que o cálice do carpinteiro tinha que ser de madeira, o que não é menos brilhante.
Uma força apoderou-se de mim e comecei a passar todas as minhas t-shirts, como se estivesse numa linha de montagem.
(...)
48 seg depois, tinha um saco cheio de roupa passadinha a ferro.
Orgulhosamente, vesti uma dessas obras de arte esta manhã....tudo foi diferente!
Abri o casaco e por entre o frio matinal que se fazia sentir, exibi a minha lisa e imaculada t-shirt.
Os bárbaros, ofuscados por tal brilho comentavam:


- Ericsson: "Já viste aquele gajo?? Com este frio...será doido??"
- Gustavsson: "Mas reparaste naquela t-shirt sem vincos?"
- Carlsson: "Terá usado ferro?"
- CáJósson: "Huummm....algo tão perfeito....parece que usou um cilindro!!"
- Todos - CáJósson: "Ahahahah...toda a gente sabe que não existe essa tecnologia no mundo da engomadoria!!!"

O cilindro será o meu Santo Graal e aquela cave o Templo Perdido. (isso fará do meu pai o Sean Connery??)
Hoje tenho reunião de avaliação com o meu chefe sueco.
Nada pode correr mal. Estou confiante e gosto de mim. Não bebi "matinal" mas passei a T-shirt.

10 comentários:

Mafalda disse...

há uns tempos que acompanho o teu blog. nesse meu estilo de ler e nunca comentar, se bem que começo a achar que esse é o estilo da maioria dos que se passeiam na blogosfera. desta vez não resisti... fartei-me de rir com o teu post e nem imaginas como o teu drama com essa tarefa de inigualável grau de dificuldade é comum nos dias de hoje!!

parabéns pelo blog!

=)

Sandrinha disse...

Palminhas para o Indiana Jones da Engomadoria!

Wau!!

;o)

marília disse...

:)

Tiago Franco disse...

Não, não...aquilo é quente, tem um botão ON/OFF e tira vincos a toque de pedal.
Não há que enganar..é o milagre da tecnologia!!

Vivian disse...

Epá! quero um desses, POR FAVOR! Isso tem que ser elevado a santuário, tens razão. Q maravilha...

Nuno Sousa disse...

Tás a ficar um homem...

Qualquer dia ainda te vejo com uma camisa branca e uma gravata preta ou com uns bonecos muita feiosos.. tipo deutch...

Tás a evoluir !!!!

Parece que aí tb cortam a electricidade !!!!!

Um abraço aqui dos Mouros, Norte de África.

Anónimo disse...

gostaria de ter esse brinquedo bem mais perto, assim poderia ficar com mais tempo para ler os teus comentários. Nem estou acreditar nas tuas modificações, até a bem pouco tempo a roupa direitinha não era importante para ti, mas uma simples brincadeira, deu para veres como ficamos um pouco melhores, mas nem sempre ouvimos os quotas.um beijo grande com muitas saudades
Ana

Tiago Franco disse...

Jovem Nuno, o corte de electricidade foi em Santa Maria, Acores (também pertence ao norte de África :)), onde está o meu pai. Daí o susto.

Mãe, eu usei e gostei...não quer dizer que o volte a fazer. "Roma e Pavia não se fizeram num dia", além do mais, já sinto saudades de uma bela T-shirt amarrotada :)

Nuno Sousa disse...

Jovem Tiago ! Mais Jovem que eu 3 dias...

Não stressesssszzzzzz

Tiago Franco disse...

...e 1 ano :)