terça-feira, agosto 22, 2006

Olá Mariana


Será que daqui a uns anos estas palavras estarão por aqui? Quando tu souberes ler e interpretar estas frases, não existirá algo mais avançado, começado por GWW (Galaxy Wide Web) que impossibilite a tua visita a este espaço? Será nessa altura a Internet uma coisa dos "cotas"? E os cotas, chamar-se-ão "cotas"? Já muitos tentaram e poucos conseguiram, transportar para o espaço visual aquilo que nós imaginamos ser o futuro. Não me atrevo a tentar. Sempre me ensinaram que o melhor da festa é esperar por ela. Sei no entanto que tu chegarás nesse futuro, não muito longínquo segundo os entendidos da medicina. Ainda não nos conhecemos. Já me prometeram umas fotografias a preto e branco, mas ainda não chegaram.
É sempre bom começar as apresentações pelo nome. É educado e evita confusões. O meu é Tiago e alguém te dirá que sou o teu "tio". Tu Mariana, serás o primeiro bébé a nascer de um núcleo familiar muito peculiar, que como estou certo, perceberás. Alguém te explicará também, que o teu nome em tempos mais distantes, tinha uma entoação diferente vinda do outro lado do Atlântico. Mas nessa altura, a tua mãe a braços com a Barbie Diamantes não fazia ideia do quão próximo poderia ser aquele nome no futuro.
Sinto alguma ansiedade. Quero ver como sorris, como andas, como falas...quero que venhas "cá para fora" percebes?
Como serás? Com os olhos do Tiago e as bochechas da Carolina? Com o cabelo da Carolina e o nariz do Tiago? Será que também vais raspar os dentes durante a noite? Será que também vais escrever cada pensamento num "post-it"?
O teu nome, é tudo o que sei e já gosto tanto de ti. Talvez seja um reflexo do que a tua mãe representou para mim ao longo da minha vida. A tua mãe...repara, ainda há uns dias brincávamos no mar naquele velho colchão da Mobil, com o verde a compor o cenário na ilha do sol e agora é...a tua mãe.
Não consigo articular as letras na ordem certa e descrever-te como é bom este sentimento que fazes crescer em mim. Consigo sentir, mas como explicá-lo? Não faço ideia...
Pela memória passam-me ideias, desejos e vontades que gostava de partilhar contigo. Teremos tempo, teremos muito tempo...
Para já, importa que estejas saudável e bem aconchegada no quentinho. Não tenhas pressa, que isto "cá fora" é uma selva :) (este era o símbolo que se usava para imitar um sorriso, como que a dizer que a pessoa sorria enquanto escrevia a frase...era o chamado "espírito jovem").
Sabes Mariana? Estou realmente feliz com a tua vinda. Espero ter a possibilidade de to dizer mal resolvas aparecer.
Em todo o caso, estarão à tua espera pessoas absolutamente fantásticas, como estou certo, concordarás.
Eu também te quero ver, quero muito.

Um beijinho Mariana

Tiago

12 comentários:

marília disse...

Maravilhoso, Tiago! Sou mãe há bem pouco tempo e consegui reviver nas tuas palavras todo o turbilhão de sensações que me invadiram durante a gestação, durante essa doce espera...
Parabéns, tio!

Tiago Franco disse...

A Mariana é uma agradável surpresa e provoca-me um misto de sensações.
Obrigado pelos vossos comentários :)

Anónimo disse...

A Ana Loura telefonou-me à pouco manifestando o seu contentamento pelo nascimento da Mariana, e simultâneamente o seu desagrado por eu ainda não ter publicitado tal facto. Soube da novidade pela tua crónica, que muito a comoveu. Rápidamente liguei-me à net e procurei o artigo, porque hoje, não tive oportunidade de o fazer durante as horas de serviço. Parece impossível, mas é verdade. Reconheci a fotografia e tive de interromper a leitura algumas vezes. Estou a ficar velho e piegas, pois os olhos encheram-se de água e não me deixavam ver as letras. Os últimos vinte anos passaram-me à frente dos olhos e a emoção deu conta de mim. A menina pequenina que tu enganavas sistemáticamente no jogo do Monopólio vai ser mamã, e esta realidade vai transformar a nossa vida, vai dar mais significado à nossa existência. Com a Mariana vamos iniciar um novo ciclo das nossa vidas, vamos passar a ser mãe, pai, tio, avô, avó, vamos ter mais um aniversário para festejar conjuntamente, vamos ter desculpas para comprar brinquedos, vamos ter a responsabilidade de educar, amar. Obrigado por teres escrito o "Olá Mariana".

Tiago Franco disse...

Estes 26 anos que nos separam fazem-nos ser semelhantes em tantas coisas. A água também me atrapalhou...um beijinho Pai.

Anónimo disse...

Um post tão privado e partilhado assim deixa-me sem palavras.

Parabéns a todos e espero que essa felicidade continue a 'residir' no teu/vosso coração por muito tempo :)

Anónimo disse...

A Mariana não é "só" um bebé que cresce dentro de uma barriga que é a minha. É um sentimento que vai crescendo no coração de cada um de nós que tão ansiosamente espera pela sua chegada e que tanta coisa idealiza partilhar com ela.
Se a Mariana for tão amada como eu fui (e sou) por esta família "peculiar" como tu a chamas, decerto será uma pessoa feliz, completa, segura e com todas as condições para vingar na vida, para a qual contribuirei para que seja o menos espinhosa possível.
Obrigada pelas palavras que, tal como ao teu pai (meu também...), me toldaram a visão por ter ficado com os olhos carregados de emoção, e de lágrimas. Não há palavras... Apenas a convicção cada vez mais premente de que o sangue é apenas uma ínfima porção daquilo que as pessoas respresentam umas para as outras. E o nosso núcleo é bem prova disso! Obrigada... Beijos, ADORO-TE!!!

Ana Loura disse...

E eu q escrevi uma coisa tão linda e pelos visto ela não entrou...tou triste...

Anónimo disse...

Procuro seguir com a frequência que me é possível as crónicas com que nos vais brindando aqui nesta "praia da sibéria". Já por duas ou três vezes estive tentado a deixar um comentário, mas depois, por uma ou outra razão fui deixando para mais tarde. Hoje teve de ser!!! O povo costuma dizer que "quem meu filho beija, minha boca adoça", por isso de hoje não podia passar. Neste momento vagueia-me pela mente um turbilhão desenfreado de ideias e sentimentos, e ao mesmo tempo uma incapacidade inexplicável de conseguir ser claro e sintético. O que consigo dizer é simplesmente OBRIGADO...

Se quando a Mariana for capaz de ler e interpretar as frases que hoje lhe dedicaste, não for possível lê-las aqui neste espaço tão teu, serei eu próprio a dar-lhe a conhecer esta realidade. Ela terá concerteza um grande orgulho no tio...

Mais uma vez obrigado e até breve. Um grande abraço,

Tiago

Tiago Franco disse...

Carolina e Tiago:
simplesmente sem palavras. Muito e muito obrigado, entre outras coisas pela "vinda" da Mariana!


Ana,
manda para "tiago.franco-contractor@se.saab.com" que eu publico :)

Anónimo disse...

Maravilhoso, não vos conheço de lado nenhum, mas a verdade é que já não lia uma coisa tão bonita há muito tempo. parabéns.

Tiago Franco disse...

Muito obrigado :)

Sandrinha disse...

Que bonito... ❤️