domingo, julho 09, 2006

Cultura e calorias à mesa



A "Semla"(Fettisdagen) é um doce típico sueco, também conhecido como "Pãozinho da Terça-Feira Gorda". A sua confecção, indica o início das festividades na Páscoa. Este calórico, mas agradável doce, deve ser comido na terça feira, sete semanas antes da páscoa.
Conta-se que, antigamente, a Terça-feira Gorda era uma grande festa para os que viviam nas cabanas de madeira. Não trabalhavam nesse dia, reuniam-se, tocavam e dançavam a noite toda. Hoje em dia, algumas empresas possibilitam 4 horas livres para que os seus funcionários possam "festejar".
Estes bolos - que parecem "sonhos" recheados com um creme de amêndoas - são vendidos em pastelarias, a partir de janeiro. Há alguns anos, só se encontrava a "Semla" na Terça-feira Gorda.
A palavra "Semla" tem uma raiz latina que significa "A farinha de trigo mais fina".
Este bolo típico, data do período onde o catolicismo era dominante na Suécia (antes do século XVI). Naquela época, as pessoas faziam jejum por muitas semanas, durante a quaresma e antes da páscoa.
Pode-se comer a "Semla" de diversas formas, a maioria, com café. Uma forma mais antiga é num prato de sopa, imerso em leite quente, como sobremesa. Nesse caso, o nome original é "hetvägg".
Para os magros ou para os gordos felizes, aqui fica a receita:


http://www.ngb.se/Cake/Semla.html

Sem comentários: