sexta-feira, setembro 11, 2015

Venda de condomínios em Homs, baixa de precos!



Ando aqui às voltas com um texto. Não me apetece contribuir para entupir as redes sociais.
Aliás…esse seria um tema interessante para discutirmos um dia destes, entre um gin ou uma ginja, na praia ou numa da colinas. Quando é que ficámos tão indiferentes à miséria humana? É impressão minha ou vivemos a regra do drama diário de há uns anos a esta parte ? Num dia somos todos Charlie, no outro o miudo da praia turca. Choramos e insultamos meio mundo sem sair do sofá. Depois mudamos para a BTV e vemos o golo do Jonas,  entretemos os filhos com os iQualquerCoisa e está feito. No dia seguinte insultamos o Relvas que já comenta debates na TVI e vociferamos uma xenofobia básica contra os refugiados. Olha, está a comecar o Sporting do Jesus. Venha de lá essa cerveja. Sim, parece que está mau ali para os Mohameds e não sei quê.
Chega a pensão ou o salário. Ainda com os cortes que prometeram que nunca exisitiriam. "Filhos da puta", dizes tu junto à máquina de café ao teu colega da contabilidade. Juntos clamam por justica e desejam a maior das diarreias ao Passos, ao Sócrates e ao Costa. "Em quem vais votar ?”, pergunta o Fernando da logística. « Acho que no CDS, o Portas pelo menos defende os reformados«, respondes tu enquanto pensas na tua mãe.
E partilhas connosco no facebook. Até metes um pedaco do debate entre o Portas e a Catarina. A tua parte preferida foi aquela em que ele passou 20 minutos a falar da Grécia e se escapou a tudo o que era tema nacional. Tens uns quantos likes. Mas menos do que tiveste  naquele post espectacular a falar dos terroristas que atravessaram a fronteira da Macedónia. Em termos de activismo já fizeste a tua parte por hoje.
Apetecia-me falar da estratégia de debate do PSD e CDS. De como se escudam no Syriza ou no Sócrates, fugindo à avaliacão dos últimos 4 anos. Acho que isso beneficia a esquerda, o que te parece ? Ou da catástrofe que se vai abater na Europa por causa da última década de líderes mundiais fracos ou corruptos como Sarkozy, Bush, Blair, Hollande, Putin e Merkel que sugaram os países em seu redor ou comecaram guerras sem fim à vista. Afeganistão, Líbia, Iraque, Síria, Ucrânia. Acho estranho esta coisa dos fluxos migratórios. Quem é que não quer ficar em Homs e seu novo conceito arquitectónico ? Mais arejado, com mais estacionamento, menos trânsito. "Esta malta só quer é vir para a europa sacar subsídios", ouvi o doutor da administracão a dizer. Ele tinha gravata e tudo, deve perceber dessas coisas.
Também gostava de perguntar como é que, depois de um pai perder uma família num barco de borracha a fugir da guerra, tu te indignas com a prioridade que não é dada ao mendigo do Martim Moniz ? Ou como garantir, aqui entre nós, que a jornalista que agride miudos refugiados em fuga não é apenas o "sound byte" do dia ? Como é que podemos ficar mais humanos e menos interessados na merda do lancamento do iPhone 247 ?
Apetecia-me discutir isso tudo mas não faz muito sentido. Tu, o Fernando e todos os outros já o fizeram. Demos todos a volta ao mundo sem sair do sofá. E partilhámos tudo No Facebook, no Twitter, no Instagram e naquela que só funciona para os chineses. Mudámos o mundo deixando-o igual. Entupimos a rede com imagens do Buda a dizer que somos uma nódoa.
Cansas-me. Tu, o Fernando e o activismo de sofá. 
Vou antes ver o Benfica. E daqui a bocado vou levar roupa minha e do meu filho para esses mamões dos sírios que só querem é boa vida.

Sem comentários: