quinta-feira, outubro 09, 2014

Diz que é assim!


Adormeci por uns dias e quando voltei já o mundo tinha mudado. Pelo menos o nosso, aí no rectângulo.
Costa ganhou as primárias no PS e, pela primeira vez, fiquei com a sensacão do erro colectivo. Tal como a maioria também achava Costa um político mais preparado do que Seguro. Depois vi as entrevistas, os debates e os apoios. E que apoios...
O facto de Costa trazer a velha guarda toda não augura nada de bom. Nunca saberemos que gente traria Seguro e, ao longo destes anos, ficou sempre a sensacão de um líder de transicão. Há quem apelide Costa como a esquerda das origens do PS. Mário Soares é um deles. Tenho as minhas dúvidas de que isso serja necessariamente bom. Costa já comecou a pagar favores e apoios. Para o quadro ficar completo na mediocridade, só lá falta o Vara.
Concordo com quem despreza jotinhas pela sua falta de CV. Mas também não sou um fã da velha guarda só porque sim. É que a esses, da velha guarda, já os vi todos em accão e as recordacões não são as melhores.
A minha esperanca em Costa é hoje menor e coloco a minha confianca nas novas plataformas de esquerda que vão aparecendo. Pode ser que gente como Ana Drago, Daniel Oliveira e outros dessas bandas, possam trazer algo de novo. Marinho Pinto podia arrumar as botas antes de as calcar. O rol de disparates já esfumou o crédito acumulado.
Li também, primeiro Maria e depois Pedro, confirmarem que os contribuintes podem ter que meter mais uns euros na falência do BES. Claramente estava melhor a dormir...
Mas diria que ninguém foi apanhado de surpresa. Quando Maria Luis se sentou em horário nobre e repetiu, umas quantas vezes, que não havia risco para os contribuintes, todos percebemos a mensagem. A metáfora do mexilhão assentaria aqui que nem uma luva, mas há criancas desse lado.
Crato, o antigo colunista do Expresso, que era tão mordaz com as críticas e parecia tão cheio de certezas, salta de asneira em asneira. É sempre mais fácil criticar do que fazer, diria o poeta que me viu crescer. A rábula do "mantêm-se" e não "manter-se-ão", depois de ver professores colocados a 600 km de casa e num pais civilizado, só pode ter uma resposta. Ó Crato, vai gozar com o *******. Ou qualquer coisa assim, que há criancas desse lado.
Lentamente a Tecnoforma vai saindo do ar e Pedro de Massamá parece resisitir. País de brandos costumes e boa gente, mas sem sangue na guelra.
Por aqui estamos bem, obrigado. O inverno chegou e já tive que vestir calcas. Dos 4kg que trouxe de Portugal, dois já foram. Haja palha.
O PS local chegou ao poder e fez uma coligacão com os verdinhos. Nem 2 semanas demoraram a aumentar impostos e a estabelecer uma linha que separa os ricos dos outros. Carga fiscal brutal, como diria Vitor Gaspar, para quem ganha mais de 50 000kr. Uma fortuna. Se para Marinho Pinto não chega para uma vida decente em Lisboa, imaginem em Estocolmo ou Gotemburgo. Nem só de almôndegas e Ikea vive um exilado no Ártico.

Sem comentários: