sábado, setembro 27, 2014

Passos amigo, o povo está contigo!


Ando deliciado com esta história do Passos, da Tecniforma e do processo crime contra jornalistas, comentadores e membros do executivo.
Faz-me lembrar da história do Al Capone que matou, roubou e traficou, mas foi preso por fuga ao fisco. Aposto que a indignada Tecniforma ainda vai receber uma indeminizacão paga pelos contribuintes, que já foram gamados por eles uma vez, pelo menos.
E também não tem sido nada mau o coro de puritanos indignados.
Vamos lá por partes que para misturas já me basta a salada russa. Já agora...que alma trouxe essa miixórdia de sabor asqueroso para a gastronomia lusa? Mistérios e mais mistérios.
O Passos, dizia eu. Ora o Passos é um de nós, é só isso.
Quantos de vocês não tentam enrolar o fisco na declaracão? Quantos de vocês não recebem um salário declarado e mais não sei quanto pela "porta do cavalo"? Então mas e a seguranca social e os descontos para a reforma, perguntava eu, Não há problema, o que interessa é ter um líquido maior no presente, ouvi repetidamente nas respostas.
Despesas de representacão, subsidios de deslocacão quando estás em casa própria, agregados familiares que já não existem, escrituras com valores inferiores, carros em nome da empresa daquele primo lá de Braganca. Tudo. Vale tudo para sacar mais algum, fugir ao fisco, aumentar o rendimento.
Portanto...rezem um pai nosso e acalmem-se puritanos. O Passos é apenas mais um Português a fazer o seu caminho mas, entre as trafulhices, chegou a um lugar de destaque e ficou com a careca de fora. É só isso. Quem nunca fez cábulas com a ponta seca do compasso numa BIC hexagonal, que atire a primeira pedra.
O meu espanto, até ver, está no facto do padrinho Ângelo Correia estar a passar entre os pingos da chuva, aparentemente, sem se molhar.
Ignorando as virgens ofendidas, centro-me em Passos. Que bela e maravilhosa trafulhice.
Apreciei o "nim" que deu como resposta. Se disser que não recebeu, sabe que vão aparecer provas contrárias. Se disser que recebeu, assume a dupla ilegalidade: fuga ao fisco e regime de exclusividade para sacar outro subsídio. É muito bom.
Mas ficou melhor. Entre a parede e o fosso, Passos atira um "a PGR que investigue". Isto é meter um orgão de vigilância do Estado ao servico de um PM. Pergunto-me, se o fisco me vier chatear com a falta de um pagamento qualquer, se também posso invocar o mesmo. "Primeiro provem lá que não paguei e depois falamos nisso". Não, não me parece que me safe com uma dessas. Por outro lado, também não pago impostos em Portugal, pelo que não costumo ter conversas de teor filosófico com as Financas.
Passos é um boy. Não tem CV, não tem qualquer experiência profissional no mundo real. Desde que se conhece que está a distribuir sacos de plástico na Jota ou a brincar aos diretores nas empresas do padrinho. Foi tirar um curso aquela universidade que os oferece ao PS e PSD, quando viu que podia chegar a qualquer lado. Não tem uma só mais valia ou competência para o cargo que ocupa. Mentiu descaradamente em campanha, foi para além da austeridade imposta pela troika e mergulhou Portugal numa série de equívocos que nos custarão 3 décadas. Isto é que é grave. Por isto é que este homem devia estar preso. Ele e os Relvas que o acompanham.
Ver gente desta presa ou demitida por fuga ao fisco, enfim, é como apanhar um assaltante de bancos que passou no vermelho.
O regime de impunidade que assiste à classe política ultrapassa os limites do nojo.
Para nós, que assistimos a tudo impávidos e serenos, o elogio também não é grande.
É desta Passos? Ou vais fazer como o irrevogável dos submarinos e comecar a jogar com a anca?

Sem comentários: