domingo, setembro 01, 2013

From Syria with love


Ao que parece, o ataque com armas químicas orquestrado pelo regime de Assad não está provado. Mas...mais químico, menos químico, ninguém duvida que a morte saiu à rua por ali. Há alguns anos, acrescente-se.
Ninguém duvida que o actual regime é composto por talhantes. Também parece ser senso comum que os rebeldes não estarão propriamente interessados em democracia. Então...porque acordou Obama para a vida agora? Porque morrem inocentes todos os dias? Porque as armas químicas são a última fronteira? Please, please...vá lá, quantas vezes já vimos este filme? Tem mais sequelas que o Rocky.
Até aqui, foi a Russia de Putin que meteu os EUA em sentido na questão Síria. Os civis foram triturados e ninguém quis saber. Entretanto Obama e Putin fizeram beicinho e voltaram à Guerra Fria. O presidente americano foi fazer queixinhas em directo no programa do Leno e lá se foi a cimeira entre os dois países. Razão para se soltarem na Síria? Não, claro que não.
O real problema é o Irão. Reza a lenda da fonte que os camaradas persas têm um pacto de defesa com a Síria, em caso de agressão externa.
Ou seja, um ataque dos EUA na Síria obrigará o Irão a entrar na danca e, se tudo correr como planeado, os amigos do hummus farão o resto do servico. É esta "ameaca" que EUA e Israel (com alguns países europeus e árabes) querem eliminar.
Portanto...sigam lá o guião do costume, limpem os armazém que já devem estar com armas até ao tecto e comecem a negociar os contratos de reconstrucão.
Mas poupem-nos o filme dos policias do mundo com inocentes e bandeiras ao alto.
Não há cu que aguente. Antes o Rocky VII.

Sem comentários: