sábado, maio 11, 2013

Porque é que seremos campeões esta noite?


Para comecar por uma questão de higiene. Já chega disto, é tempo de mudar a página.
Mas também por toda a lógica do mundo...temos melhor equipa, melhor treinador, melhor banco e há dois anos que jogamos, de longe, melhor (de uma forma regular) que o nosso rival.
Este ano dei-me ao trabalho de ver quase todos os jogos do nosso adversário desta noite. Chegam a esta fase do campeonato sem derrotas e um enorme balão de oxigénio, por uma única razão: um campeonato viciado.
O porto fez bons jogos este ano (guimarães, malaga, psg, benfica) mas a maior parte, principalmente no campeonato, foram de uma pobreza enorme. E não é de hoje. Depois de Villas Boas nunca mais fizeram 3 jogos seguidos...é um facto que perdem poucos pontos, mas isso, não será propriamente sorte ou estrelinha, é mesmo cheque e cartão de crédito.
Num campeonato normal, com a diferenca de futebol praticado, o Porto estaria a 20 pontos. Foi esse deserto que o Benfica atravessou quando, em tempos não muito antigos, o Porto jogou mais e melhor. Campeonatos perdidos com dezenas de pontos separando as duas equipas. É esse o grande salto entre o Porto de Pinto da Costa e as outras equipas em Portugal. Joguem bem ou mal, raramente perdem pontos. Claro que ajuda ter um Proenca por perto, um Jorge Sousa,  um Artur Soares Dias, um Calheiros, um Guímaro e tantos outros amigos. O Domingos da agulha (que agora não se lembra), os comissários da polícia que "dão sempre jeito", a fruta exótica para dormir melhor ou o café com leite para quem não se ajeita com Tatianas. Também ajuda jogar contra não-adversários a quem pagamos salários ou oferecemos jogadores (Setúbal, Leiria, Leixões, Olhanense, Braga, Sporting) ou amigos de longa data que nos devem favores (Nacional). Aliás, para quem acha que tudo é obra do acaso e da famosa estrutura, vejam o caso do Nacional da Madeira. Uma equipa com um sombrio presidente, também apanhado nas escutas a tentar fazer a cama ao Glorioso, mas que, inquestionavelmente, é uma das boas equipas da nossa liga e por norma, difícil de ser ultrapassada na Choupana. Excepto para o porto :) Há quantos anos o FóCulPorto vai passear na Choupana e recolher 3 pontos garantidos desde o início do campeonato? Este ano, só para não arriscar o subsídio de férias, Manuel Machado deixou os 3 jogadores mais utilizados no banco e o árbitro, não fosse a coisa correr mal, inventou um penalti e validou golos irregulares. Juntem a isto penaltis por assinalar em Braga e nas antas por todas as jogadas de volleyball e percebem como é que o porto se pode dar ao luxo de estar ainda a correr pelo título contra uma equipa que tem sido MUITO MELHOR ao longo da época. São os próprios adeptos portistas com Miguel Sousa Tavares e Miguel Guedes à cabeca,  que o reconhecem. Guilherme Aguiar ainda embrulhado em fruta e Manuel Serrão, orfão de um cérebro, não contam para esta contenda.
Portanto, a realidade é esta, nós somos MUITO melhores e num campeonato que não fosse viciado, já éramos campeões há 4 jornadas.
E sim, o empate com o Estoril foi uma nódoa numa época fantástica. Não acho que tenha existido arrogância mas parece-me óbvio que a factura do jogo com os turcos foi paga. São ossos do ofício de quem disputa 3 finais em quatro jogos. O estranho não é empatar um jogo quando se fazem 7 em duas semanas. Esquisito é uma equipa que não joga nada estar 2 anos sem perder...isso é que é de admirar e é daí que vem esta "esperanca" nos sonhos portistas que estavam adormecidos desde Janeiro. Mas tudo bem, nada de queixumes. Somos melhores e temos que o provar em campo. Eles atacam com o Defour, nós com o Gaitan. Eles defendem com o Proenca, nós com o Garay. Eles vão ao banco buscar o Sebá, nós chamamos o Aimar. Eles são treinados para segurar a bola, nós estamos preparados para cavalgar para a baliza.
Bem sei que isto não chega. Há 20 anos que não chega. Mas algum dia terá que acabar. Até o Isaltino já foi preso. Portugal está a mudar e o ciclo da corrupcão a terminar.
Eu não quero ver outro campeonato oferecido pelo Proenca. Não quero mais golos ilegais ou Lizandros que tropecam nos pés.
Não podemos ter medo do nosso destino. Aliás, temos que correr atrás dele. As ofertas seguem apenas para a zona da Madalena. Na Luz, desde as bancadas do primeiro estádio aos golos de Lima, tudo foi conquistado com suor, sangue e lágrimas.
Para cima deles!

1 comentário:

Sandra Dias disse...

Esses iluminados,que tanto criticam certamente não devem peceber muito do que é cuidar e amar uma criança.