segunda-feira, fevereiro 04, 2013

As autarquias dos Xicos



Um dos grandes problemas de Portugal é a concentracão de ”xico-espertos” por m2. A outra é o excesso de advogados. Estes dois factos, quando conjugados, dão aquilo a que se chama na gíria por “cócó”.
E agora tu que estás a ler e por acaso até és advogado dizes: “Mas não somos assim tantos!!”
São, são. E em escritórios ao servico dos partidos do Centrão, “ui xô tor”, nem se fala.
O camarada Paulo Rangel, cheio de boas intencões presumo eu, redigiu uma lei toda catita para limitar os mandatos autárquicos dos dinossauros. O objectivo era só um: renovacão. Compreende-se. Não é fácil mudar o mapa (corrupto até ao osso) político em Portugal com as mesmas caras de sempre. Não sendo um apoiante de Rangel e muito menos do PSD, achei no entanto esta iniciativa muito boa. Cheirava-me a “vamos lá tentar”.
Comecam a saltar os nomes dos candidatos às autarquias e aí está, Portugal no seu melhor. A lei escrita por Rangel permite uma “interpretacão amiga” uma vez que não é clara quanto aos mandatos em câmaras diferentes. Assim, ao fim de 3 mandatos, os dinossauros saltam para a porta do lado. Não vão contra a lei já que esta não diz: ”SIM, É em TODO e QUALQUER MUNICIPIO DESTE PAÍS ENTALADO ENTRE O OCEANO ATLÂNTICO E ESPANHA, E QUE NAO SE CHAME GIBRALTAR, MEU FDP!!!”
Portanto, são apenas Xicos. E Espertos.
Menezes tenta o Porto depois de endividar Gaia até aos cabelos. Seara tenta Lisboa depois de 3285 pequenos-almocos na Piriquita.
O CDS-PP, esse partido da lavoura, das velhinhas e dos polícias, vai apoiar um jovem talento em Marco de Canavezes, Avelino Ferreira Torres. Nunca ouvi falar mas dizem-me que é uma promessa.
Portanto…de que vale legislar? De que vale tentar melhorar?
O partidos da mama e dos boys, mal sentem o cheiro da perda de tacho vão a correr para os escritórios dos advogados, pedem um café do Clooney, e pelas janelas do palacete vão apreciando as árvores da Av. Da Liberdade, enquanto um nhonhas com 3 nomes tenta dar a volta ao texto.
Mais um café, um Ferrero, um xixi na Villeroy &  Bosch e está a obra feita. “Olhe aqui xô tor, segundo a lei xx/pUTQTEPAriu não há nada no texto que o impeca de se candidatar a outro município!”. Brilhante, brilhante.
Não admira que a Católica tenha decidido encerrar os cursos de Engenharia. De facto, não há dinheiro aí. Laboratórios, material de apoio caro, muitos docentes…não faz sentido.
Metem 30 gajos dentro duma sala e passam 5 anos a ler o código civil. Quando o conseguirem interpretar de 20 maneiras diferentes, consoante a necessidade do freguês, estão formados. É dinheiro em caixa. E o país agradece, claro.
Cada vez mais acho que a diferenca entre nós e o Terceiro Mundo, está na água potável.

Sem comentários: