segunda-feira, janeiro 21, 2013

Saiu uma pinguinha com a emocão, os mercados estão aí!!




Ouvi dizer que a crise acabou desse lado. Se não foi isso foi algo muito parecido que eu nao sou picuinhas com as palavras.
Disse Pedro de Massamá que a “boa noticia é que voltaremos aos mercados em 2014” e “já podemos comecar a pensar no pós-troika”.
Esta afirmacão seria grave se não fosse apenas idiota.
A novela portuguesa já nem para o desespero serve. Já não gera emocões, sentimentos ou opiniões. Apenas um encolher de ombros. Uma espécie de “que se lixe, pelo menos o Alentejo deve ficar no mesmo sítio…”
É certo que a situacão da Europa é péssima e a crise internacional tinha que, de alguma maneira, abanar Portugal. Mas, aqui entre nós, ter este rapazola ao leme foi a pior coisa que nos aconteceu desde que convidaram um professor de Coimbra para ministro das financas.
No cenário de crise que atravessamos, com a miséria e dificuldades que as famílias vão aguentando, o governo do PSD tem para o país a utilidade de uma pinca para um maneta.
Como diria o meu avô…”não servem para nada!”
Eu nao acredito que Passos Coelho seja tão estúpido como parece. Acredito, isso sim, que veja em cada um de nós um idiota em potência.
O que é que interessa voltar aos mercados? Qual é a mais valia na actual situacão do país? Zero! Nada!
“Voltar aos mercados” significa, em Português corrente, “pedir emprestado”. Passos Coelho contará que os mercados (investidores privados e bancos) emprestem a um juro mais baixo do que a Troika. Ora…se o país não tem crescimento económico e se limita a sugar impostos para pagar juros da dívida, o que é que interessam os mercados? Quem é que quer emprestar a juro baixo (ou seja, com risco pequeno) a um país que está estagnado há mais de uma década e promete mais uns bons anos do mesmo? Seremos assim tão tapados?
Portugal precisa de produzir para exportar e para consumo interno. Portugal precisa de aprender a viver sem depender de financiamento externo.

Não podemos ajudar, com o erário publico, bancos que se dedicam à lavagem de dinheiro e deixar cair na falência centenas de PME. São elas que criam riqueza em Portugal. Não é o Dias Loureiro!
Isto e a renegociacão da dívida é que são o pós-troika. Continuar de mão estendida na esperanca que o papel de bom aluno nos reduza o juro do financiamento, é apenas mau demais para ser verdade. É de uma falta de estratégia e de uma pequenez política que até dói. Não podemos ter tantos boys sem preparacão ao leme. Não podemos continuar a torrar impostos no BPN, Banif e outros que tal, para depois extorquir a classe media tentando tapar os buracos dos juros da dívida. É a loucura total, o delírio em forma de conferência de imprensa.
Entretanto o Relvas & amigos continuam a fazer as negociatas, o SNS e a escola pública a serem destruídos e os licenciados a contribuírem para os PIBs dos nossos vizinhos.
A Grécia, que para nós é uma espécie de “cenas dos próximos capítulos”, já renegociou a dívida, já a viu em parte ser perdoada e mesmo assim tem um montante astronómico que nunca conseguirá pagar. 500 mil milhões...terei ouvido bem? Quanto é que isso dá em contos?
Alguém, no seu perfeito juízo, acha que nós temos condicões de pagar a dívida externa como ela existe hoje? Era retórica...
Continuem a apertar até a classe média pagante e não-reformada estar toda para lá de Badajoz. É esse o caminho.
Cavaco, se quiseres dizer qualquer coisa que se aproveite, forca rapaz, o palco é teu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Magnificent goods from you, man. I've understand your stuff previous to and you're just
extremely excellent. I actually like what you've acquired here, certainly like what you're stating
and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it wise.

I can not wait to read much more from you. This is really a wonderful web site.
Here is my weblog :: best us online casinos

Anónimo disse...

I know this web site provides quality dependent articles or reviews and other stuff, is there any other site which gives such data in quality?
Also visit my webpage - quick Easy ways to make Money online