sexta-feira, dezembro 21, 2012

Os escribas do Expresso

Entre os vários problemas que assaltam a direita portuguesa, um enerva-me particularmente: os escribas de servico.


Os jornais lutam para sobreviver e os conteúdos rocam a mediocridade, mas, apesar de tudo, nem tudo o que reluz é o Correio da Manha. Habituei-me a ver no Público, DN e Expresso, jornais de referência.

Por razões que a razão desconhece, o Expresso sempre foi o que apareceu mais lá por casa. Numa altura em que nem tinha lareira, portanto, era mesmo pelo que lá se escrevia.

Desde que me mudei para longe da “zona de conforto” troquei o papel pela leitura online. O que se passa contigo camarada Balsemão?

Andas a distribuir colunas pelos filhos dos teus amigos? Muito de vez em quando passo pela coluna do Raposo e do Joao Nao Sei Quantos Lemos. 95% dos direitocas assinam com 3 nomes. Acho chiquérrimo.

Então e sumo? Assunto? Algo que se consiga ler produzido por essas cabecas de jotinhas? Nada…absolutamente nada.

Raposo assina um texto que se resume a uma gigantesca pazada de lama. ”A funcionária pública que trabalhou 100 dias em 7 anos”. Nem sabe como, nem porquê, mas pouco importa. Manda a pazada e depois logo se vê. Investigacão jornalistica au point…

O outro queque escreve um rol de asneiras com o sugestivo título “O PCP veste Prada”.

Eu ainda pensei que era uma referência a uma camisa do Jerónimo ou quem sabe, um debate parlamentar onde o Bernardino nao envergava o fato-de-macaco da Lisnave. Bem sei que para um jotinha, comunista que se preze só pode vestir flanela e comer jaquinzinhos. Mas nao…este jovem iluminado tinha algo ainda mais genial.

A localizacão da sede do PCP, numa das principais avenidas de Lisboa, mesmo ao lado dos capitalistas da Prada. Um escândalo e a prova final que esta malta quer é luxo. Claro que o facto da sede já lá estar muito antes da transformacão da avenida, nao interessa para o caso.

Mas compreende-se a lógica jotinha. Já a atitude de Cunhal não. Assim que o Capitalismo invadiu a avenida, o camarada devia ter feito a trouxa para destino incerto. Talvez para o Barreiro, quicá para Loures. Agora no centro de Lisboa e a almocar saladas nouvelle cuisine…isso é que nao.

Questão: com metade do mundo em guerra, Portugal a hipotecar as próximas décadas através de um assalto organizado e a zona euro a desaparecer, são os vizinhos da Soeiro Pereira Gomes que te ocupam o espaco cerebral, camarada dos 3 nomes? E o Expresso, aceita este chorrilho de asneiras como texto para uma coluna de opinião?

Ser de direita não é justificacão para ser ignorante. Se nao sabes, pergunta. Alguém, que nao o Relvas, te explicará.

Bem sei que os Maias se enganaram na previsão, mas olha que um buraco negro aqui e outro ali, teriam um efeito refrescante.

Sem comentários: